A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Nord University da Noruega firmaram um acordo de mobilidade que possibilita um intercâmbio entre docentes e alunos de pós graduação , para que lecionem, estudem e trabalhem em projetos na universidade parceira.
O edital de seleção já foi divulgado; o estudante de pós-graduação do Departamento de Política Científica e Tecnologia (DPCT) que for selecionado ficará em Bodo - cidade onde reside a Nord University -, pelo período de cinco meses, e terá a oportunidade de trabalhar em projetos com o WASP, de tecnologia marítima com propulsão a vento. O documento permite que, já no primeiro semestre de 2020, um docente e um aluno de pós graduação do Departamento de Política Científica e Tecnologia possam iniciar o programa.
Veja também: Maia diz que video compartilhado por Bolsonaro não ajuda o país
A parceria faz parte do programa Erasmus (EuropeanRegionActionScheme for the Mobility of University Students), iniciativa da União Europeia que financia a mobilidade acadêmica. O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) possui também parceria com a Business School da instituição norueguesa, que tem interesse em buscar empresas ou locais que possam realizar pesquisas voltadas à inovação.
Na Unicamp , o coordenador do acordo é o docente do Instituto de Geociências Marko Monteiro. Ele passará uma semana na Nord University como professor visitante, ministrando sobre a política científica no Brasil, além de participar de reuniões com alunos de pós-graduação e docentes da Nord.
Veja mais: Bolsonaro não está à altura do cargo se divulgou o vídeo, diz Celso de Mello
Já Roberto Rivas, da instituição norueguesa, frequentará o instituto de Geociências para ministrar palestras públicas e conversar com os alunos. Para mais detalhes, basta acessar o documento disponível no site da Unicamp.