Inscrições no Sisu podem ser feitas pelo computador ou por dispositivo móvel
Marcello Casal JrAgência Brasil
Inscrições no Sisu podem ser feitas pelo computador ou por dispositivo móvel

As inscrições do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que seleciona estudantes para o ensino superior em universidades públicas de todo o Brasil começam nesta terça-feira (21). Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo site do programa , que é simples e intuitivo. Mas para que não restem dúvidas, veja aqui o passo a passo de como se inscrever no Sisu :

Como usar o site

O primeiro passo ao acessar o site é fazer o login. Para entrar na área de inscrição é preciso clicar em “ Fazer Inscrição ” e preencher o número de inscrição no Enem 2019 e a senha. Se o estudante não se lembrar a senha do Enem , é possível recuperá-la .

Uma vez conectado, o candidato deve conferir se as informações pessoais cadastradas no sistema estão corretas. É por meio dos dados fornecidos que o Sisu poderá entrar em contato. As informações podem ser corrigidas ou atualizadas a qualquer momento na barra superior do site.

Em seguida, o estudante deve procurar as carreiras pelas quais se interessa. Especialistas recomendam que seja feita uma pesquisa prévia de quais e quantas são as vagas ofertadas –  o sistema já está disponível para isso –, para evitar surpresas na hora decisiva, uma vez que o site pode ficar sobrecarregado. É possível pesquisar as vagas pelo nome do município, da universidade ou do curso.

Após identificar as carreiras desejadas, o estudante deve entrar na área “ Minha Carreira ” e clicar em “Fazer Inscrição na 1ª opção” para selecionar o que ele mais deseja cursar e, em seguida, clicar em “2ª opção de curso” para defini-la.

Você viu?

Nesse momento é importante também prestar atenção na modalidade, ou seja, no tipo de concorrência. O aluno deverá escolher se vai tentar uma vaga por ampla concorrência ou por cotas e clicar em “ Escolher esta modalidade ”. 

Confirmação e alterações

Por fim, é necessário conferir todos os dados dos cursos e da modalidade de vaga, a documentação que será exigida pela universidade no momento da matrícula e, caso não haja nenhum erro, clicar em “ Confirmar minha inscrição ”.

Voltando para a tela “Minha Inscrição” é possível conferir mais uma vez as informações das opções escolhidas. As escolhas podem ser alteradas a qualquer momento durante todo o período de inscrições , que vai de 21 a 24 de janeiro. 

A inscrição pode ser feita tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis, sem a necessidade de baixar nenhum aplicativo específico.

Se restarem dúvidas, o candidato pode tirar dúvidas sobre o Sisu por meio do telefone 0800-616161, disponibilizado pelo Inep.

    Leia tudo sobre: Enem

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!