Ivete Maria de Souza, 70 anos, recém-formada no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (UFAC) ganhou de presente um ensaio fotográfico para comemorar sua conquista.
Leia também: Menina de 9 anos ensina vendedor de picolés de 68 anos a ler e a escrever
As fotos da ex-faxineira nascida e criada na região do seringal acreano foram realizadas no Horto Florestal de Rio Branco pelo fotógrafo Luiz Moura, com direito a maquiagem e cabelo de Bianca Melo. "Soube que ela formou aos 70 anos e achei uma lição de vida, de garra da parte dela e me tocou. Então disse: 'poxa, vou fazer um ensaio e ajudar a levantar a autoestima dela", disse o fotógrafo ao portal G1 . "Me deu muito orgulho", escreveu, mais tarde, em seu Facebook.
Ivete Maria conta que morou no seringal até os 15 anos de idade e teve que interromper seus estudos após o ensino médio, quando já havia se tornado mãe. Mas ela nunca abandonou o sonho de fazer uma faculdade.
"Eu pensava: 'como eu vou fazer se eu não tenho condições, se eu não tenho recursos?'", lembra Ivete Maria em vídeo publicado pela UFAC .
Leia também: Laudo mostra que menino Rhuan, de 9 anos, foi degolado vivo pela própria mãe
A ex-faxineira só veio a dar os primeiros passos rumo ao sonho de um diploma do ensino superior quando uma colega, que estuva Letras na universidade, a convidou. "Eu até não quis logo na hora. Eu já estava velha, cansada de tudo... Mas ela disse: 'Não, nunca é tarde para estudar'".
Ivete Maria realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e acabou sendo aprovada, em primeiro lugar, para cursar Artes Cênicas na instituição. Ela iniciou o bacharelado em março de 2014 e se formou no mês passado.
"Se não fosse de graça, eu não teria recursos. Eu não tinha dinheiro nem para pagar o ônibus todos os dias. É porque eu já tinha completado 65 anos, tirei a carteirinha de idoso para vir todo dia para a escola. Se não nem eu isso eu teria condição", lembra a senhora de 70 anos.
"Ela é inspiração aos estudantes jovens que, às vezes, não querem compromisso com os estudos. E também para as pessoas mais velhas, porque nunca é tarde para correr atrás do que quer", disse Moura, também ao G1 .
Leia também: Jovem de 16 anos é morta por adolescente que conheceu em show no dia anterior
Veja mais imagens do ensaio da recém-formada de 70 anos: