Tamanho do texto

Após ter abandonado os estudos na juventude, Ivete Maria de Souza se formou no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (UFAC)

IVETE MARIA
Luiz Moura/Divulgação
Ivete Maria de Souza, 70 anos, é recém-formada no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre

Ivete Maria de Souza, 70 anos, recém-formada no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (UFAC) ganhou de presente um ensaio fotográfico para comemorar sua conquista.

Leia também: Menina de 9 anos ensina vendedor de picolés de 68 anos a ler e a escrever

As fotos da ex-faxineira nascida e criada na região do seringal acreano foram realizadas no Horto Florestal de Rio Branco pelo fotógrafo Luiz Moura, com direito a maquiagem e cabelo de Bianca Melo. "Soube que ela formou aos 70 anos e achei uma lição de vida, de garra da parte dela e me tocou. Então disse: 'poxa, vou fazer um ensaio e ajudar a levantar a autoestima dela", disse o fotógrafo ao portal G1 . "Me deu muito orgulho", escreveu, mais tarde, em seu Facebook.

Ivete Maria de Souza
Luiz Moura/Divulgação
Ivete Maria de Souza, 70 anos, é recém-formada

Ivete Maria conta que morou no seringal até os 15 anos de idade e teve que interromper seus estudos após o ensino médio, quando já havia se tornado mãe. Mas ela nunca abandonou o sonho de fazer uma faculdade.

"Eu pensava: 'como eu vou fazer se eu não tenho condições, se eu não tenho recursos?'", lembra Ivete Maria em vídeo publicado pela UFAC .

Leia também: Laudo mostra que menino Rhuan, de 9 anos, foi degolado vivo pela própria mãe

A ex-faxineira só veio a dar os primeiros passos rumo ao sonho de um diploma do ensino superior quando uma colega, que estuva Letras na universidade, a convidou. "Eu até não quis logo na hora. Eu já estava velha, cansada de tudo... Mas ela disse: 'Não, nunca é tarde para estudar'".

Ivete Maria realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e acabou sendo aprovada, em primeiro lugar, para cursar Artes Cênicas na instituição. Ela iniciou o bacharelado em março de 2014 e se formou no mês passado.

"Se não fosse de graça, eu não teria recursos. Eu não tinha dinheiro nem para pagar o ônibus todos os dias. É porque eu já tinha completado 65 anos, tirei a carteirinha de idoso para vir todo dia para a escola. Se não nem eu isso eu teria condição", lembra a senhora de 70 anos.

"Ela é inspiração aos estudantes jovens que, às vezes, não querem compromisso com os estudos. E também para as pessoas mais velhas, porque nunca é tarde para correr atrás do que quer", disse Moura, também ao G1 .

Leia também: Jovem de 16 anos é morta por adolescente que conheceu em show no dia anterior

Veja mais imagens do ensaio da recém-formada de 70 anos:

Ensaio fotográfico que me deu muito orgulho em realizar. Dona Ivete, que aos 70 anos de idade acabou de se formar em...

Publicado por Luiz Moura em  Sexta-feira, 7 de junho de 2019