Ricardo Vélez Rodríguez explicou a demissão do presidente do Inep
Divulgação/MEC
Ricardo Vélez Rodríguez explicou a demissão do presidente do Inep

O ministro da Educação, Ricardo Vélez, rebateu as críticas que recebeu de Marcus Vinicius Rodrigues, que era presidente do Inep e acabou sendo exonerado nesta terça-feira (26). De acordo com o ministro, Rodrigues foi demitido por que "puxou o tapete" ao adiar avaliação sobre alfabetização de alunos do ensino básico em dois anos sem consultar outros membros da pasta.

Leia também: Ministro da Educação é "gerencialmente incompetente", diz ex-presidente do Inep

"A última demissão no MEC [ocorreu], porque o diretor-presidente do Inep puxou o tapete. Ele mudou de forma abrupta o entendimento que já tinha sido feito para a preservação da Base Nacional Curricular e fazer as avaliações de comum acordo com as secretarias de educação estaduais e municipais", disse Vélez .

"Realmente, considerei um ato grave, que não consultou o ministro, se alicerçou em pareceres técnicos, mas não foi debatido no seio do MEC", completou o ministro. Mais cedo, o ex-presidente do Inep havia criticado a gestão do ministro.

"[Ricardo Vélez Rodríguez ] É uma pessoa do bem, tem boa vontade. Mas o ministro Ricardo é gerencialmente incompetente. Ele não tem conhecimento de gestão, além de não ser um educador. Isso faz com que ele não consiga gerenciar o dia a dia em um governo tão importante, que está tentando recuperar o Brasil", disse o ex-presidente do Inep. 

A declaração foi dada nesta terça-feira e publicada na edição de hoje do jornal O Globo , após a exoneração do dirigente. Na mesma entrevista, o presidente demitido do Inep disse que a portaria suspendendo a avaliação da alfabetização no país este ano, apontada como motivo da sua demissão, foi apenas um "pretexto" de Vélez para retirá-lo do cargo. No entanto, não assumiu a demissão como injusta. 

Leia também: Em novo recuo, MEC revoga portaria que suspendia avaliação da alfabetização

"A minha demissão não foi uma injustiça. Foi um ato de incompetência gerencial de um ministro que não tem poder de gestão, não tem controle emocional para dirigir a Educação do Brasil", afirmou. "Pesou o fato de termos um modelo de gestão aplicada no Inep muito destoante do que vem sendo aplicado no MEC", disse.

Ainda segundo Marcus Vinicius, a suspensão dos testes para crianças de 7 anos, que estão aprendendo a ler e escrever, foi um pedido direto do secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, que é muito próximo a Vélez. Ontem, o ministro afirmou que foi surpreendido pela suspensão, após repercussão negativa da portaria publicada na última segunda-feira. E, por conta disso, Vélez a revogou no dia seguinte.

"Eu não posso dizer que ele não sabia. Mas o secretário de Alfabetização é provavelmente o colaborador mais próximo do ministro hoje. Os dois moravam na mesma cidade, são grandes amigos", conta o ex-presidente do Inep. "Acho difícil que o Nadalim não tenha informado ao ministro sobre uma coisa tão importante. Mesmo porque o Nadalim não foi punido. Se o Nadalim tivesse traído o ministro, provavelmente seria exonerado", concluiu.

Com danças das cadeiras quase que semanais , o ministério comandado por  Vélez tem sido palco de embates entre militares, técnicos e os chamados 'olavistas' – ex-alunos de Olavo de Carvalho. Marcus Vinicius é doutor em Engenharia de Produção e foi professor da Fundação Getulio Vargas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!