Estudantes que realizaram o Enem 2018 e não possuem diploma do ensino superior puderam se inscrever no ProUni 2019
Divulgação/Agência Brasil/Valter Campanato
Estudantes que realizaram o Enem 2018 e não possuem diploma do ensino superior puderam se inscrever no ProUni 2019

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira (6), a primeira lista de chamada dos candidatos que se inscreveram no Programa Universidade para Todos (ProUni 2019). Os resultados podem ser consultados pelos estudantes na página oficial do programa e os aprovados terão até o dia 14 para realizar a matrícula.

Leia também: Uma em cada três matérias é dada por professor sem formação específica, diz Inep

Nesta edição do primeiro semestre de 2019, 946.979 candidatos se inscreveram para escolher dentre 243.888 bolsas de estudo ofertadas pelo ProUni 2019, sendo que, 116.813 eram bolsas integrais e 127.075 parciais (50% do valor da mensalidade), distribuídas em 1.239 instituições de educação superior em todo o país.

Para a realização da matrícula, os estudantes deverão comparecer nas instituições de ensino selecionadas com os documentos necessários para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição e que são informados no site do programa. Algumas instituições podem ainda exigir que o candidato aprovado realize uma prova específica da própria universidade. Se esse for o caso, os estudantes convocados deverão ser informados sobre a natureza e os critérios da avaliação, no prazo de 24 horas após a divulgação dos resultados.

Leia também: Brasil viu total de alunos matriculados baixar 1,3 milhão no ano passado

Os candidatos que não foram convocados nesta primeira lista terão nova chance no dia 20 de fevereiro, quando o MEC pretende divulgar a segunda chamada do programa. Caso seja selecionado pela segunda lista, o estudante terá entre os dias 20 e 27 de fevereiro para comparecer na instituição de ensino escolhida, a fim de comprovar as informações prestadas durante a inscrição. Já aqueles que não foram escolhidos em nenhuma das duas chamadas poderão integrar a lista de espera nos dias 7 e 8 de março.

Leia também: Ministro da Educação dança frevo em público durante visita ao Recife; assista

As inscrições para o   Prouni 2019   foram até o último domingo (3), com o intuito de oferecer aos estudantes que realizaram o Enem 2018 bolsas de estudo parciais e integrais em cursos de graduação nas instituições privadas de ensino superior do país. Os candidatos selecionados ainda têm a possibilidade de requisitar uma Bolsa de Permanência, a fim de ajudar com os custos dos estudos, e podem também usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para financiar a parte da mensalidade que não foi coberta pelo programa.

*Com informações da Agência Brasil. 

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes