Estudantes que realizaram o Enem 2018 e não possuem diploma do ensino superior puderam se inscrever no ProUni 2019
Divulgação/Agência Brasil/Valter Campanato
Estudantes que realizaram o Enem 2018 e não possuem diploma do ensino superior puderam se inscrever no ProUni 2019

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira (6), a primeira lista de chamada dos candidatos que se inscreveram no Programa Universidade para Todos (ProUni 2019). Os resultados podem ser consultados pelos estudantes na página oficial do programa e os aprovados terão até o dia 14 para realizar a matrícula.

Leia também: Uma em cada três matérias é dada por professor sem formação específica, diz Inep

Nesta edição do primeiro semestre de 2019, 946.979 candidatos se inscreveram para escolher dentre 243.888 bolsas de estudo ofertadas pelo ProUni 2019 , sendo que, 116.813 eram bolsas integrais e 127.075 parciais (50% do valor da mensalidade), distribuídas em 1.239 instituições de educação superior em todo o país.

Para a realização da matrícula , os estudantes deverão comparecer nas instituições de ensino selecionadas com os documentos necessários para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição e que são informados no site do programa. Algumas instituições podem ainda exigir que o candidato aprovado realize uma prova específica da própria universidade. Se esse for o caso, os estudantes convocados deverão ser informados sobre a natureza e os critérios da avaliação, no prazo de 24 horas após a divulgação dos resultados.

Leia também: Brasil viu total de alunos matriculados baixar 1,3 milhão no ano passado

Os candidatos que não foram convocados nesta primeira lista terão nova chance no dia 20 de fevereiro, quando o MEC pretende divulgar a segunda chamada do programa. Caso seja selecionado pela segunda lista, o estudante terá entre os dias 20 e 27 de fevereiro para comparecer na instituição de ensino escolhida, a fim de comprovar as informações prestadas durante a inscrição. Já aqueles que não foram escolhidos em nenhuma das duas chamadas poderão integrar a lista de espera nos dias 7 e 8 de março.

Leia também: Ministro da Educação dança frevo em público durante visita ao Recife; assista

As inscrições para o   Prouni 2019   foram até o último domingo (3), com o intuito de oferecer aos estudantes que realizaram o Enem 2018 bolsas de estudo parciais e integrais em cursos de graduação nas instituições privadas de ensino superior do país. Os candidatos selecionados ainda têm a possibilidade de requisitar uma Bolsa de Permanência, a fim de ajudar com os custos dos estudos, e podem também usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para financiar a parte da mensalidade que não foi coberta pelo programa.

*Com informações da Agência Brasil. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!