Tamanho do texto

Candidatos têm até às 23h59, no horário de Brasília; são mais de 240 mil bolsas de estudos em 1.239 instituições particulares de ensino superior

Brasileiros que estudaram o ensino médio em escolas públicas podem tentar bolsa integral pelo ProUni
shutterstock
Brasileiros que estudaram o ensino médio em escolas públicas podem tentar bolsa integral pelo ProUni

Termina neste domingo (3) o prazo de inscrição no Programa Universidade para Todos (ProUni). Quem tiver interesse em participar, deve realizar o cadastro pela internet, na página do programa. O sistema estará aberto até as 23h59, no horário de Brasília.

Nesta edição, o ProUni  disponibiliza mais de 243 mil bolsas de estudo em 1.239 instituições particulares de ensino. Dessas, 116.813 são integrais e 127.075, parciais, ou seja, de 50% do valor das mensalidades.

Podem participar aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) de 2018, alcançaram no mínimo 450 pontos e tiraram nota superior a zero na redação.

Além disso, só podem concorrer às bolsas estudantes brasileiros sem curso superior e que tenham feito o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada; que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada, na condição de bolsista ou que tenham deficência física.

As bolsas integrais são voltadas àqueles com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos. Professores da rede pública de ensino também podem concorrer a bolsas e não precisam atender aos critérios de renda.

Para fazer a inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição no Enem de 2018 e a senha mais recente usada no Enem. Caso não se recorde do número de inscrição do Enem 2018 ou a senha, o candidato pode recuperá-los na página do Enem.

Leia também: Brasil viu total de alunos matriculados baixar 1,3 milhão no ano passado

Resultado do ProUni

A primeira chamada para o ProUni será divulgada no dia 6 de fevereiro
Divulgação
A primeira chamada para o ProUni será divulgada no dia 6 de fevereiro

Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 6 de fevereiro. Os da segunda chamada, no dia 20 de fevereiro.

O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá comparecer à instituição para comprovar as informações prestadas na inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, de 6 a 14 de fevereiro. Os pré-selecionados na segunda chamada, de 20 a 27 de fevereiro.

O registro da aprovação ou reprovação dos candidatos no Sistema Informatizado do ProUni e a emissão dos respectivos termos de Concessão de Bolsa ou termos de Reprovação pelas instituições de ensino deverão ser feitos entre os dias 6 a 18 de fevereiro para os selecionados na primeira chamada e, entre 20 de fevereiro e 1º de março, para os selecionados na segunda chamada.

ProUni

Quem conseguir o ProUni parcial também poderá usar o Fies para completar o pagamento das mensalidades
undefined
Quem conseguir o ProUni parcial também poderá usar o Fies para completar o pagamento das mensalidades

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. Em contrapartida, o programa oferece isenção de tributos às instituições que aderem ao programa.

Leia também: Unesp divulga lista de aprovados na primeira chamada do vestibular de 2019

Os estudantes selecionados pelo ProUni podem pleitear ainda Bolsa Permanência, para ajudar nos custos dos estudos, e podem também usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para financiar parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

    Leia tudo sobre: Fies
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas