Tamanho do texto

Candidatos aprovados pelo Sisu 2019 terão entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro para realizar matrícula nas respectivas instituições de ensino

Cerca de 3 milhões de estudantes que fizeram o Enem 2018 tinham os requisitos necessários para se inscrever no Sisu 2019
Reprodução/ Valter Campanato - Agência Brasil
Cerca de 3 milhões de estudantes que fizeram o Enem 2018 tinham os requisitos necessários para se inscrever no Sisu 2019

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (28), os resultados dos candidatos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2019). A lista de aprovados na primeira chamada nas universidades públicas, além das classificações parciais e notas de corte podem ser consultadas pelos estudantes por meio do site oficial ou do aplicativo do programa.

Leia também: Fies e Prouni tem datas de inscrições adiadas; confira o novo calendário

Até às 23h59 deste domingo (27), os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) puderam se inscrever e selecionar duas opções de cursos e faculdades. Segundo o MEC, o Sisu 2019 seleciona os candidatos de acordo com a nota tirada na prova, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência.

Neste primeiro semestre, o programa oferece 235.461 vagas em 129 instituições em todo o país. Os estudantes que utilizaram a nota do Enem 2018 e foram selecionados nesta primeira chamada devem procurar a instituição de ensino, com os respectivos documentos necessários para a realização da matrícula – que deverá ser feita entre o dia 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Os candidatos ainda precisam estar atentos aos dias, horários e locais de atendimento de cada universidade.

Leia também: Novo presidente do Inep diz que quer rever Enem para evitar "postura ideológica"

Aqueles que não foram convocados ainda terão a possibilidade de se inscrever na lista de espera a partir de terça-feira (29), até o dia 5 de fevereiro. De acordo com o edital, os resultados dos alunos inscritos na lista de espera devem sair no dia 7 de fevereiro.

Problemas no Sisu 2019

Estudantes apresentaram problemas para realizar inscrição no Sisu 2019 e programa estendeu data de inscrição
Divulgação
Estudantes apresentaram problemas para realizar inscrição no Sisu 2019 e programa estendeu data de inscrição

Desde o primeiro dia de inscrição, candidatos relataram dificuldades ao acessar o site oficial do Sisu e problemas na hora de realizar a inscrição. Há ainda aqueles que afirmaram que ao entrar no site, os candidatos eram direcionados ao perfil de outros estudantes, podendo ter acesso a suas informações e, inclusive, mudar as opções de curso e faculdade.

Leia também: Instabilidade no site do Sisu gera reclamações e onda de memes na internet

De acordo com o MEC , o problema se deu devido ao grande número de pessoas que acessou o site ao mesmo tempo e devido às constantes atualizações das notas de corte que eram feitas pelo Sisu 2019 ao longo dos dias. Com o tempo, a situação foi normalizada e a data de inscrição prorrogada.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.