Tamanho do texto

De acordo com o MEC, situação está sendo "normalizada"; quem conseguiu acessar o programa já teve acesso às notas de cortes parciais de cada curso

Estudantes relataram por meio das redes sociais que as notas de corte do Sisu 2019 já estão disponíveis
Reprodução
Estudantes relataram por meio das redes sociais que as notas de corte do Sisu 2019 já estão disponíveis

A s inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2019), que oferece vagas nas universidades públicas do país, começaram nesta terça-feira (22) e já deixou muito estudante frustrado com a instabilidade do site do programa. Além da dificuldade de acesso, a página também “adiantou” a prévia das notas de corte parciais de cada curso, que deveria ser divulgada apenas a partir das 0h de quarta-feira (23).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), houve "lentidão" no site devido ao grande número de acessos e que a situação está em "normalização". Sobre a divulgação antecipada das notas de corte do Sisu 2019 , o órgão afirmou que está apurando o ocorrido.

Pelas redes sociais, estudantes comentaram a instabilidade do sistema e a divulgação antecipada das notas de cortes. Entre esperançosos e estressados com a inscrição, o que não faltou foram memes sobre a situação.

Leia também: Enem, ProUni, Sisu e Fies: confira o calendário de 2019 e não perca os prazos

A esperança é a última que morre:


 E tem gente apelando para qualquer navegador:

Alguns pediram com educação para a galera liberar o site: 




 Mas outros já não estavam tão calmos e...





Realmente fica difícil acessar o site assim:


Mas o negócio é ter paciência:




Ou chorar:


Ou realmente perder a calma:


E enquanto alguns não conseguem acessar o site, outros já sofrem por antecedência:




De acordo com o MEC , no período da manhã, mais de 309 mil candidatos já se inscreveram no Sisu. Isso representou uma média de duas mil inscrições por minuto, conforme balanço divulgado pela equipe de monitoramento. Na ocasião, cerca de 40 mil candidatos estavam acessando o sistema e cada um deles pode se inscrever em dois cursos.

Durante o período de inscrição, o site atualiza as notas de cortes do curso e dá a possibilidade do estudante alterar sua opção para ter mais chances de entrar em uma faculdade. Assim, é necessário ao candidato manter o monitoramento da sua posição.

Para auxiliar neste processo, o MEC disponibilizou este ano um simulador que permite ao candidato comparar informações e, a partir da sua nota, verificar em qual universidade pode vir a ser aprovado e em quais cursos. O MEC também vai atualizar os ranqueamentos ao longo do dia e divulgá-los pelas redes sociais.

Leia também: Mulheres foram autoras de 42 das 55 redações nota mil no Enem

O Sisu 2019 oferece neste ano 235.461 vagas, distribuídas em 129 instituições de educação superior espalhadas por todo o país. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, devendo o candidato acessar a página eletrônica do Sisu com o número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Sisu é considerado o segundo maior programa de inscrições em universidade do mundo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas