Gabarito oficial do Enem 2018 será divulgado na quarta-feira (14) junto com o caderno de questões
Reprodução
Gabarito oficial do Enem 2018 será divulgado na quarta-feira (14) junto com o caderno de questões

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educadionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e os cadernos de questões na próxima quarta-feira (14). O Instituto sempre pede três dias úteis de distância do último dia de prova para fazer a divulgação e, por sorte, o feriado de 15 de novembro (que sempre ronda a data da prova) cairá apenas na quinta-feira, diminuindo a ansiedade dos 5.513.723 candidatos inscritos na edição desse ano.

Leia também: Primeiro dia de Enem traz questões sobre racismo, feminicídio e direitos humanos

A divulgação do gabarito do Enem que vai acontecer no site oficial do Exame , no entanto, não vai resolver os problemas de todos os candidatos. Isso porque, por conta do método de avaliação do Exame, saber quantas questões o candidato acertou não é suficiente para saber qual sua nota, diferente de outros vestibulares, e o resultado final com todas as provas corrigidas só será divulgado no dia 18 de janeiro de 2019.

O número de candidatos que estão de fato aguardando o resultado da prova, por sua vez, não é tão alto. Isso porque mais de 1,5 milhão de candidatos não compareceram a pelo menos um dos dois dias de prova e, portanto, devem ter suas notas prejudicadas.

Leia também: Prova do Enem de 2018 exigiu menos cálculos que em 2017, avaliam professores

O índice de abstensão da primeira prova, realizada no domingo passado, 4 de novembro, foi de 24,9%, o que significa que cerca de 1,4 milhão de estudantes não compareceram ao local da prova (ou não conseguiram chegar a tempo). No segundo dia, porém, a taxa de abstensão subiu para 29,2%, o que representa 1.610.681 candidatos ausentes. A boa notícia, porém, é que cada um dos dois dias bateu seu próprio recorde de presença e cerca de 3,9 milhões de estudantes realizaram a prova na íntegra.

A estrutura para aplicação do Enem em 1.725 municípios de todo o País envolveu 10.718 locais de provas, 155.254 salas e mais de meio milhão de colaboradores. Foram impressas 11,5 milhões de provas de doze Cadernos de Questões diferentes. Houve ainda uma videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao todo, são quase 600 mil pessoas envolvidas na aplicação do exame segundo informações do Inep .

Leia também: Enem cobra interpretação e traz nióbio, grafeno e Minecraft no segundo dia

O gabarito do Enem 2018 trará a resposta para as 180 questões apresentadas aos candidatos, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, aplicadas no primeiro dia junto à redação, e outras 45 de matemática e 45 de ciências da natureza, aplicadas no segundo dia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!