Segundo dia de provas do Enem tem testes de matemática e ciências da natureza
Luis Fortes/MEC - 11.11.18
Segundo dia de provas do Enem tem testes de matemática e ciências da natureza

Encerraram-se às 18h30 deste domingo (11) as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que cobraram dos candidatos conhecimentos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias (45 questões de cada disciplina). Os testes do Enem 2018 começaram a ser aplicados em mais de 10 mil locais em todo o País às 13h30.

Leia também: Confira os memes do Enem no segundo dia de provas pelo Brasil

Mais de 5,5 milhões de candidatos estavam habilitados a participar do segundo domingo de  Enem 2018 . Diferentemente do primeiro dia, desta vez os alunos tiveram cinco horas para concluir a prova, e não cinco horas e meia.

O gabarito oficial da prova será divulgado até o dia 14 de novembro e os resultados devem ser publicados em 18 de janeiro de 2019. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) fará um resumo do segundo domingo de Enem 2018 às 19h30, na sede do instituto, em Brasília (DF).

O que caiu no Enem 2018?

Mais de 5,5 milhões se inscreveram para o Enem 2018; segundo dia de provas é neste domingo
Valter Campanato/Agência Brasil - 4.11.18
Mais de 5,5 milhões se inscreveram para o Enem 2018; segundo dia de provas é neste domingo

Os primeiros estudantes a deixar o local de provas relataram que as questões estão acompanhadas de enunciados longos e que, por isso, a atenção e interpretação de texto tiveram importância redobrada.

De acordo com o candidato Danilo de Oliveira, 29 anos, que fez a prova em Brasília, mesmo se tratando de provas de exatas, o que predominou foi a capacidade de interpretar as questões.

“Com uma boa capacidade de interpretação, você já consegue eliminar rapidamente itens errados. Único problema é que as perguntas estavam muito extensas e isso faz com que a gente perca muito tempo”, disse.

Nas redes sociais, alguns dos participantes do exame reportaram o tema das questões, chamando a atenção para uma que citava o Minecraft, jogo que foi febre entre jovens nos últimos anos (e ainda o é para muitos). A pergunta cobrava domínio de como calcular a dimensão de um cubo e foi considerada fácil pela maioria dos internautas.

Outro tema que mereceu comentários foi a menção ao nióbio e ao  grafeno, bandeiras do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) para estimular a inovação tecnológica no Brasil.

Devido ao horário de verão, adotado em dez estados e no Distrito Federal, o País tem hoje quatro fusos horários diferentes, situação que obrigou os candidatos a terem atenção redobrada para o horário de fechamento dos portões. 

No último domingo (4), primeiro dia de Exame Nacional do Ensino Médio , mais de 4,1 milhões compareceram aos seus locais de prova para os testes de linguagem, ciências humanas e redação. A abstenção de 24,9% foi a menor registrada no exame desde 2009 .

A estrutura para aplicação do Enem em 1.725 municípios de todo o País envolveu 10.718 locais de provas, 155.254 salas e mais de meio milhão de colaboradores. Foram impressas 11,5 milhões de provas de doze Cadernos de Questões diferentes. Houve ainda uma videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao todo, são quase 600 mil pessoas envolvidas na aplicação do exame.

Leia também: Bolsonaro aponta "doutrinação exacerbada" no Enem e promete reformulação

A nota do  Enem 2018  poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Taxa de abstenção do Enem 2018 é a menor dos últimos anos. Número de candidatos eliminados também foi o mais baixo
Reprodução
Taxa de abstenção do Enem 2018 é a menor dos últimos anos. Número de candidatos eliminados também foi o mais baixo


*Com informações e reportagem da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!