Simulados do Enem ajudam o estudante a treinar a agilidade para responder as questões em três minutos
shutterstock
Simulados do Enem ajudam o estudante a treinar a agilidade para responder as questões em três minutos

Três minutos. Esse é o tempo médio que os estudantes de todo o Brasil terão para responder a cada uma das 180 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 4 e 11 de novembro. No domingo (4), por conta da redação, eles ainda terão um bônus de meia hora para fazer um texto dissertativo argumentativo. Para ajudar a lidar com o tempo, simulados do Enem podem ajudar.

O iG ouviu especialistas que dão dicas de como aproveitar os simulados do Enem , principalmente, para treinar o tempo, além de sugerir estratégias para responder às questões no dia da prova. A unanimidade entre eles é: procure responder a tudo que for mais fácil primeiro e deixe as mais difíceis para o final.

Faltando apenas três dias, apostar em testes online é uma alternativa para conhecer a prova, acostumar-se com o modelo das questões e até mesmo tentar rever alguns conteúdos. "Não tem como rever tudo, agora. Mas, pelo simulado, dá pra ter noção de quais são as matérias que caem mais e olhar resumos, fazer uma revisão e alguns exercícios a mais para relembrar o tema", explica o coordenador do curso Poliedro, Vinicius de Carvalho Haidar.

Leia também: Para não zerar no Enem: confira o que pode anular sua prova ou te eliminar

Para a coordenadora pedagógica do Objetivo, Vera Lucia da Costa Antunes, é fundamental para quem nunca teve nenhum contato com a prova do Enem tentar fazer ao menos a prova aplicada no ano passado. 

Vera afirma que é preciso aprender a controlar o tempo, por isso o aluno deve responder todo o simulado com cuidado, procurar um lugar tranquilo e não interromper o questionário. "Tem que fazer como se fosse no dia da prova mesmo, para treinar o poder de concentração."

O teste online também é importante para o autoconhecimento do aluno. Segundo o coordenador do curso Etapa, Marcelo Dias Carvalho, os simulados dão uma noção de como o aluno irá se portar ao longo dos dois dias de exame. "Essa última semana é ideal para definir estratégias. Principalmente, para testar a velocidade e lapidar o tempo de prova", diz Carvalho.

O educador também considera necessário verificar quais questões o aluno errou. "Esses simulados online sempre têm um relatório que mostra o que o aluno precisa melhorar e então ele pode canalizar esforços para esses pontos", explica Carvalho, que ressalta ainda que nessa reta final "vale muito mais o treino, do que o resultado". 

É difícil, pula

Simulados do Enem também são importantes para o autoconhecimento do aluno, aponta os especialistas
shutterstock/Reprodução
Simulados do Enem também são importantes para o autoconhecimento do aluno, aponta os especialistas

A diretora pedagógica do cursinho da Poli, Alessandra Venturi, explica que os três minutos, em média, servem para ler, responder às questões e assinalar a alternativa no cartão de resposta. "O vestibular é uma maratona, e ainda o que a gente sente é que os vestibulandos não estão acostumados a trabalhar e administrar o tempo", conta Alessandra.

Leia também: Confira quais são os cinco possíveis temas para a redação do Enem 2018

Segundo ela, é importante perceber se o aluno está demorando muito numa questão. "Tem que pular e ir para a próxima."

A dica é compartilhada também pelo coordenador do curso Poliedro. "O aluno tem que se concentrar em achar as questões mais fáceis da prova", afirma Haidar.

Onde fazer os simulados do Enem

Apostar em simulados do Eneme pela internet é uma alternativa para conhecer a prova
Marcos Santos/USP Imagens
Apostar em simulados do Eneme pela internet é uma alternativa para conhecer a prova

Simulado iG : os simulados estão divididos por pacotes, cada um contendo 20 questões de diferentes assuntos. Com base no tempo que você leva para responder ao teste, o Simulado iG gera uma estimativa de quanto tempo você levaria para concluir o Enem.

Blog do Enem : o site separa os simulados por temas (Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Literatura, Gramática ou Filosofia). Quando uma questão é respondida errada, o sistema direciona o aluno a revisar o conteúdo relacionado ao tema.

AppProvas : A plataforma interativa possui diversos mecanismos para revisar o conteúdo do Enem. Os simulados do Enem e testes possuem cronômetro, para saber o tempo gasto em cada questão. O site também faz analise estatística do desempenho do aluno e compara o desempenho dele com o de outros usuários da rede. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!