Tamanho do texto

A dúvida sobre qual carreira escolher é muito comum entre os adolescentes e jovens adultos

Logo que terminamos o ensino médio, vem aquela pressão: qual carreira vou seguir? Vestibular, ENEM, tudo isso batendo na porta e o jovem não consegue se decidir. E, realmente, é muito difícil decidir a profissão que você seguirá pelo resto da vida.

Leia também:  Programa de Inclusão Universitária dá bolsas de estudos de até 80%

Escolher a carreira que vai seguir não é nada fácil
shutterstock
Escolher a carreira que vai seguir não é nada fácil

Por isso iremos pontuar como você pode escolher a carreira da sua vida sem errar. Basta seguir alguns passos simples.

O tipo de carreira que você quer seguir

Você pode  escolher entre cursos superiores nas áreas de engenharias e arquitetura, direito, comunicação e turismo, gerenciais, informática e saúde.

Eles estão separados em três áreas diferentes: exatas, humanas e biológicas. As engenharias e tecnologia da informação, por exemplo, são de exatas. Psicologia e direito fazem parte de humanas. Medicina e suas vertentes, como medicina veterinária, fazem parte dos cursos de biológicas.

O vestibular que você está disposto a fazer

Muitas universidades realizam vestibulares tradicionais aos finais de semana, mas para atender a necessidade de cada um, existe o processo seletivo agendado em que o aluno tem vários dias e períodos para fazer a prova, basta escolher qual é melhor para ele.

Além disso, grande parte das instituições também aceita a nota do ENEM como forma de ingresso, basta ter o boletim com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio e, geralmente, ter acima de 300 pontos no exame.

Leia também: UNINOVE é a melhor universidade particular do Brasil, no RUF 2018

Realizar testes vocacionais

Esse tipo de teste visa indicar a profissão que mais se adequa com o seu perfil. Ele pode ser realizado na internet ou profissionalmente com o auxilio de um psicólogo. Você responderá uma série de perguntas voltadas para as três áreas: humanas, exatas e biológicas. No fim, o teste dará algumas opções de profissões que mais combinam com suas respostas.      

Seguindo estes passos já é meio caminho andado. Agora falta escolher a universidade de sua preferência. A UNINOVE está entre as dez melhores universidades particulares do Brasil, e conta com cursos nas áreas de humanas, biológicas e exatas como: Gastronomia; Medicina; Medicina Veterinária; Fisioterapia, Psicologia; Pedagogia; Direito; Odontologia; Enfermagem; Educação Física; Administração, Engenharias e diversas outras opções em cursos de formação rápida, como os tecnológicos em gestão e opções em educação com cursos de licenciatura.

Leia também: Os 10 cursos superiores mais procurados do Brasil

A Uninove tem 5 campi na cidade de São Paulo e outros 5 na Grande São Paulo
Divulgação
A Uninove tem 5 campi na cidade de São Paulo e outros 5 na Grande São Paulo

A universidade tem 5 campi na cidade de São Paulo e outros 5 na grande São Paulo e interior, além dos mais de 120 polos de Educação à Distância (EAD) por todo Brasil, que pode ajudar quem não consegue frequentar o ambiente físico. Para conferir todos os cursos que a universidade oferece, basta clicar aqui. Agora escolher a sua carreira ficou muito mais fácil!