Com o horário de verão coincidindo com a data do Enem, a chance dos candidatos chegarem atrasados para o exame crescia
Tomaz Silva/Agência Brasil - 5.11.17
Com o horário de verão coincidindo com a data do Enem, a chance dos candidatos chegarem atrasados para o exame crescia

Os candidatos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio neste ano podem respirar um pouco mais aliviados. Isso porque o presidente da República, Michel Temer, resolveu atender a um pedido do Ministério da Educação e alterar a data de início do horário de verão , que estava previsto para começar no dia 4 novembro – mesmo dia do exame.

Agora, segundo o governo federal, o horário de verão terá início no dia 18 de novembro. Essa decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU), nos próximos dias. Com o início do período, os relógios devem ser adiantados em uma hora, alterando temporariamente o fuso horário brasileiro. 

Hoje, adotam a mudança de horário os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O Ministério da Educação recorreu ao presidente porque, com as datas do Enem e da mudança de horário coincidindo, muitos estudantes poderiam ser prejudicados, se atrasando para a primeira prova do exame. A segunda prova do Enem está marcada para o domingo seguinte, dia 11.

Leia também: Países da União Europeia podem adotar horário de verão como "horário oficial"

Caso um estudante chegue atrasado no dia de uma das provas do Enem , esse candidato não poderá participar do exame e ficará, automaticamente, eliminado. Frequentemente, inclusive, nos dias de provas do Enem, é possível notar diversas matérias que narram o desapontamento de candidatos que não conseguiram chegar a tempo dos portões se fecharem. Por isso mesmo, é importante visitar o local das provas antes da data do exame e sair adiantado no dia.

Neste ano, a mudança de horário que marca o início do verão foi transferida para novembro. Isso porque, geralmente marcada em outubro, a data foi alterada por conta das eleições 2018. No fim de 2017, inclusive, o presidente Michel Temer assinou esse decreto que adiou o período para novembro. 

O primeiro turno das eleições está marcado para o próximo domingo, dia 7 de outubro e o segundo turno para o dia 28.

Leia também: Fim do horário de verão: como seria se o mundo inteiro tivesse a mesma hora?

Apesar da alteração, a data final para o horário de verão foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de 2019. Nessa data, os relógios deverão ser atrasados em uma hora na madrugada de sábado, dia 16, a partir da meia-noite.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!