As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos este ano, nos dias 4 e 11 de novembro
shutterstock/Reprodução
As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos este ano, nos dias 4 e 11 de novembro

Termina neste domingo (3) o prazo para que travestis e transexuais possam solicitar a identificação pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018. Para fazer o pedido, o candidato deverá acessar a página do participante.

Leia também: Número de candidatos inscritos no Enem cai 1,2 milhão de 2017 para 2018

Na página, a pessoa interessada na mudança deve informar CPF, senha e o nome social que deverá ser usado. Além disso, devem ser anexados os documentos comprobatórios da condição que motiva a solicitação de atendimento pelo nome social. O candidato do Enem deverá apresentar cópia digitalizada da frente e do verso de um dos documentos de identificação oficial com foto e cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação.

Leia também: Iniciativas gratuitas empoderam moradores de Paraisópolis por meio da educação

Também será necessário anexar fotografia atual nítida, individual, colorida e com fundo branco, na qual a pessoa esteja enquadrada da cabeça aos ombros, de rosto inteiro – e que não esteja usando óculos escuros ou qualquer tipo de artigo de chapelaria, ou seja, boné, chapéu, viseira, gorro etc.

Para que os documentos sejam aceitos, é preciso que estejam nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB.

O participante deve apresentar todas as informações solicitadas no site do exame e, então, clicar no botão “visualizar” e imprimir o formulário de solicitação.

Mais dicas para Enem 2018

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inesp) orienta aos candidatos que apresentem sempre documentos legíveis para não correr o risco de que sejam considerados inválidos para comprovação do atendimento.

A solicitação que não for aceita poderá ser consultada na mesma página do participante. Nesse caso, o candidato será informado pelo e-mail cadastrado para que envie um novo documento comprobatório dentro de um prazo de cinco dias.

Leia também: Segunda fase da Fuvest terá apenas dois dias de prova a partir deste ano

O pedido de uso do nome social no ano passado foi feito por 303 pessoas em todo o País. Esse direito teve início em 2014, quando 102 pessoas usaram o nome social durante a aplicação da prova. Em 2015, o número saltou para 278 e, em 2016, foram 407.

As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos este ano, nos dias 4 e 11 de novembro. Os resultados do exame serão divulgados em janeiro, quando os candidatos poderão utilizar as notas para tentar o ingresso no ensino superior e também para conseguir acesso a programas do governo federal, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!