Nível de detalhamento foi uma das principais dificuldades para os candidatos do Enem neste domingo
shutterstock
Nível de detalhamento foi uma das principais dificuldades para os candidatos do Enem neste domingo

Professores consideraram como menos interpretativas e mais conteudistas as provas de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, realizadas neste domingo (12). Por tradição, mesmo na prova de exatas, o exame costumava incluir muitas questões interpretativas e com relação direta com o cotidiano.

Leia também: Falta de gasolina e documentos esquecidos marcam atrasos do Enem

Segundo avaliação do professor de biologia Rubens Oda, do curso Descomplica, a maior dificuldade que os candidatos enfrentaram na prova do Enem neste domingo foi a presença de conteúdos esperados, mas cobrados com maior nível de detalhamento.

Um dos exemplos, de acordo com Oda, foi uma questão de genética que abordou um detalhe específico sobre o processo de espiralização do cromossomo X. Para ele, isso é algo pouco conhecido dos estudantes do ensino médio. “Era esperado que cair alguma coisa de genética, mas não no grau de profundidade e detalhamento que foi cobrado”, diz.

Um bom desempenho na prova deste domingo, ainda segundo o professore, dependeu muito mais da preparação do que da concentração do estudante. “O que acontece é que o Enem, historicamente, é uma prova que pesava bastante na interpretação, na busca de avaliar competências e habilidades. O que ocorreu neste ano, com os conteúdos que foram cobrados em ciências da natureza, parece que volta a cobrar conteúdos que eram mais pertinentes ao antigo modelo de vestibulares. Ou seja, a prova está deixando de ser um teste que busca a cobrança de competências e habilidades e está voltando a ser mais conteudista”, avaliou.

Leia também: Com candidatos discretos, mototaxista que tomou calote vira meme do Enem

Oda afirmou que houve questões interpretativas, como as que tratam de análise de gráficos, mas o peso dado aos itens com mais foco no próprio conteúdo foi maior do que em edições anteriores. O professor classifica essa mudança como negativa.

“Acho um retrocesso. Principalmente no momento em que se discute o novo ensino médio, a nova Base Nacional Comum Curricular, a gente voltar a pensar em uma avaliação de conteúdos e não de habilidades e competências é um retrocesso. Ainda mais se levarmos em conta um país continental como o Brasil, que tem realidades educacionais muito diferentes nos seus estados”, disse.

Matemática

Para o professor de matemática Gabriel Miranda, a prova também foi mais conteudista, além de ter sido "matematicamente mais pesada". "Lógico que sempre foi a cara do Enem as questões de interpretação , mas este ano foi um pouco menos  do que em anos anteriores. Essa foi uma mudança que achei interessante, em geral a prova estava mais direta e mais bem escrita", afirmou.

Leia também: Trem percorre 13 quilômetros sem condutor na Índia e é parado por motoqueiro

Na prova de matemática do Enem, entre os assuntos mais abordados, caíram razão e proporção, logaritmo, análise combinatória e probabilidade. “Eles talvez perceberam que precisavam de uma prova mais robusta, e foi o que aconteceu neste ano. A prova continuou numa crescente de conteúdo, de dificuldade em relação aos anos anteriores”, apontou Miranda.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!