Enem 2017: O ideal é que o estudante procure atividades de relaxamento para ajudar no controle da ansiedade antes do exame
shutterstock
Enem 2017: O ideal é que o estudante procure atividades de relaxamento para ajudar no controle da ansiedade antes do exame


Nos dias 5 e 12 de novembro milhares de estudantes farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e uma das dicas para se sair bem na avaliação, segundo a professora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) Regina Pedroza, é controlar a ansiedade. Pode parecer clichê tal dica, mas estar concentrado durante a avaliação e controlar o nervosismo pode garantir bom desempenho ao estudante.

Leia também: Justiça impede Enem de zerar redação por violação dos direitos humanos

 “Ele tem que continuar estudando para o Enem , tem que estar concentrado e focado. Mas essa concentração não pode ser algo que vai consumir todas as energias do candidato. Ele tem que continuar com o seu cotidiano, tem que estudar, mas tem que dormir bem, se alimentar bem e se divertir também. Ficar focado não significa que ele deve abrir mão de tudo que faz normalmente”, disse a especialista.

Regina enfatizou que a figura dos pais é importante neste momento, em especial no controle da ansiedade pré prova. A psicóloga explicou que, apesar de ser um momento importante, os pais não devem pressionar os estudantes por bons resultados. “Os pais têm que entender que a pressão não ajuda. O que ajuda é eles estarem com seus filhos, e isso significa estar acompanhando, estar atento, conversar e, em determinados momentos, permitir que os jovens possam extravasar seu nervosismo, mas sem achar que uma bronca, uma exigência vai ajudar, pelo contrário”, orientou a profissional.

Leia também: "Matemática está em tudo": disciplina é foco de semana de eventos em todo o País

Dicas valiosas

Para evitar que a pressão se torne inimiga antes do exame, a orientadora educacional do Colégio Dínamis, do Rio de Janeiro, Jane Rapoport, explicou que esses dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio devem ser de revisão do conteúdo e não de estudos aprofundados. “Um estudo aprofundado, neste momento, pode trazer mais ansiedade”.

Distrair-se também é uma boa estratégia, logo Jane orienta aos estudantes que façam atividades de lazer, como ir ao cinema, passear com os amigos, evitando atividades arriscadas. “Não vai jogar futebol se você não tem esse hábito, até porque tem o risco de acidente”.

Impor atividades pode ser prejudicial neste momento, logo, a dica de Regina Pedroza, que também é integrante do Conselho Federal de Psicologia, é que cada candidato procure desenvolver suas próprias estratégias de controle da ansiedade.  “O aluno tem que ter consciência do que é melhor para ele, pois não existe uma regra para todos. Tem pessoas que se concentram até mascando chicletes, por exemplo, mas para outros, isso vai desconcentrar”.

Outra dica para evitar a ansiedade no dia da prova do Enem é conhecer com antecedência o local, ir até lá dias antes, com o mesmo transporte que vai usar na data do exame para calcular o tempo que vai precisar de deslocamento. “O atraso é uma questão muito séria, não há tolerância”, alerta a orientadora Jane.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também: No Brasil, aluno de 8 anos tem dificuldade em ler e fazer contas simples

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!