Inep ainda não foi notificado judicialmente sobre a decisão a respeito dos direitos humanos; prova será nos dias 5 e 12
shutterstock
Inep ainda não foi notificado judicialmente sobre a decisão a respeito dos direitos humanos; prova será nos dias 5 e 12

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de Brasília, acolheu um recurso do movimento Escola Sem Partido e suspendeu, nesta quinta-feira (26), a obrigação dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) de respeitar os direitos humanos em suas redações.

Leia também: No Brasil, aluno de 8 anos tem dificuldade em ler e fazer contas simples

Até hoje, as redações que violavam os direitos humanos recebiam nota zero no exame. Com a alteração, isso não pode mais acontecer. A decisão da Justiça foi tomada em caráter de urgência e vale já para a prova desse ano. Porém, cabe recurso.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ( Inep ), que é responsável pelo estudo, afirmou que ainda não foi notificado da decisão. Porém, assim que o for, vai recorrer.

De acordo com o Escola Sem Partido , a decisão foi tomada pela Quinta Turma do TRF de Brasília e teve dois votos a favor do movimento e um contra.

O movimento acredita que o critério de violação de tais direitos na redação é injusto e subjetivo e, por isso, fere a liberdade de expressão dos candidatos.

De tortura ao preconceito: o que está permitido nas redações?

Nas edições anteriores, o manual de redação divulgado pelo Ministério da Educação apresentava somente exemplos do que foi considerado violação dos direitos e causado a nota zero em redações anteriores. 

Leia também: Curso de Medicina da Unesp é o mais concorrido do Vestibular 2018

No manual deste ano, porém, há alguns critérios que norteiam a avaliação que será feita pelo Inep. 

"Pode-se dizer que determinadas ideias e ações serão sempre avaliadas como contrárias aos direitos humanos, tais como: defesa de tortura, mutilação, execução sumária e qualquer forma de 'justiça com as próprias mãos', isto é, sem a intervenção de instituições sociais devidamente autorizadas (o governo, as autoridades, as leis, por exemplo)", diz o documento.

Além disso, o ministério traz mais exemplos do que antes era proibido e, com a decisão da Justiça, passou a ser permitido.

"Incitação a qualquer tipo de violência motivada por questões de raça, etnia, gênero, credo, condição física, origem geográfica ou socioeconômica; explicitação de qualquer forma de discurso de ódio (voltado contra grupos sociais específicos)", informa.

Leia também: Maioria que tem ensino superior ganha o insuficiente para pagar pós-graduação

Essa questão é muitas vezes ligada a uma ideologia de esquerda. No entanto, segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, "nenhum educador sério pode ser contra os direitos humanos", que equivalem ao direitos estabelecidos nos primeiros artigos da Constituição Federal. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!