Tamanho do texto

Não é cobrada qualquer taxa de inscrição para esse vestibular específico; candidatos desta etnia devem preencher formulário até o fim de agosto

Candidatos indígenas podem se inscrever no vestibular específico da UnB até o dia 31 de agosto
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Candidatos indígenas podem se inscrever no vestibular específico da UnB até o dia 31 de agosto

Os candidatos que se autodeclaram indígenas poderão, a partir desta segunda-feira (31), se inscrever gratuitamente em um vestibular específico para essa etnia na Universidade de Brasília ( UnB ).

Leia também: Unicamp abre inscrições para o vestibular 2018 nesta segunda-feira

As incrições, que começaram às 10h, são para os indígenas que quiserem se candidatar a uma das 72 vagas distribuídas em 17 cursos de graduação, com aulas nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia e Planaltina da UnB.

Oferecidas com parceria da Fundação Nacional do Índio ( Funai ), as vagas são para ingresso nos dois semestres de 2018. Somente podem concorrer a uma vaga candidatos que tenham cursado ou estejam cursando a maior parte do ensino médio em escolas da rede pública ou que sejam bolsistas da rede particular.

As vagas concentram-se nos cursos de Administração, Ciência Política, Ciências Sociais, Comunicação Organizacional, Direito, Enfermagem, Engenharia Florestal, Fisioterapia, Gestão Ambiental, Gestão do Agronegócio, Jornalismo, Licenciatura em Ciências Naturais, Medicina, Nutrição, Psicologia, Saúde Coletiva e Serviço Social.

Os interessados deverão preencher um formulário no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). Tal inscrição pode ser feita até as 18h do dia 31 de agosto.

Leia também: USP oferece acesso gratuito a aulas virtuais de professores da universidade 

Todos os candidatos que necessitarem de atendimento especial deverão informar o fato na inscrição e posteriormente enviar laudos e documentos que comprovem sua condição.

Processo seletivo

O processo seletivo será composto de duas fases. Além da prova objetiva e da redação, previstas para 28 de outubro, o candidato será avaliado por meio de documentação e uma entrevista. Na prova objetiva, serão cobrados conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Geografia e História.

As fases serão realizadas nas cidades de Águas Belas (PE), Baía da Traição (PB) , Brasília (DF), Cruzeiro do Sul (AC), Lábrea (AM), Macapá (AP) e Manaus (AM).

Além do site, os candidatos  ao vestibular para indígenas poderão esclarecer dúvidas em uma central de atendimento do Cespe, de segunda a sexta, das 8h às 19h, no campus universitário Darcy Ribeiro ou pelo telefone da UnB.

Leia também: Curso preparatório gratuito para Enem abre inscrições no Piauí

* Com informações da Agência Brasil.