Cursinho preparatório para o Enem será ministrado aos finais de semana para alunos de Teresina
shutterstock/Reprodução
Cursinho preparatório para o Enem será ministrado aos finais de semana para alunos de Teresina

A corrida contra o tempo começou. Para quem quer tentar uma vaga em uma universidade no ano que vem e está se preparando para os vestibulares que vão acontecer no final deste ano essa é a reta final na etapa de estudos.

Leia também: Conheça os segredos para se sair bem na redação do Enem

Mas, para os estudantes da rede pública de Piauí, ainda é possível adquirir conhecimento para não fazer feio na hora da prova. Pensando na principal delas, o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ), o governo vai oferecer aulas gratuitas sobre as questões de Ciências Humanas.

Os beneficiados serão os alunos da rede pública de ensino de Teresina, principalmente os residentes na região do Grande Dirceu. Lá, eles serão contemplados com o curso de extensão “Enem em Foco”, implantado pelo curso de Letras Português do campus Clóvis Moura da Universidade Estadual de Piauí (Uespi).

As aulas e revisões serão ministradas por alunos do curso de Letras e por três professores da rede particular de Teresina, que voluntariamente se dispuseram a colaborar na ação. Todos com longa experiência com o exame.

“Trata-se de um curso preparatório para o Enem, pensado e planejado com o propósito de oferecer mais uma oportunidade para o alunado aprofundar conhecimentos e aprimorar competências para o exame, na área de Linguagem e suas tecnologias, com foco na língua portuguesa, incluindo a redação”, relata a coordenadora do curso, Shirlei Marly Alves.

O curso abordará conteúdos de Redação, Literatura e Gramática. As inscrições podem ser feitas na coordenação do curso, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, por meio da doação de um quilo de alimento não perecível. A oferta é de 50 vagas. O curso terá início no dia 19 de agosto, com aulas aos sábados e domingos no turno da manhã.

Leia também: Saiba quais são os 5 requisitos de avaliação da redação do Enem

A iniciativa também conta com apoio da Pró-Reitoria de Ensino e Extensão da Uespi, da Diretoria do Campus Clóvis Moura e de todo o corpo docente do curso de Letras.

A prova

O exame deste ano será realizado em dois domingos seguidos, diferente dos outros anos. As datas escolhidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram os dias 5 e 12 de novembro.

A ordem de aplicação dos conteúdos também foi alterada. Desta vez, no primeiro domingo, dia 5, serão aplicados os exames de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, e os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para a realização.

Já no segundo dia, 12, os participantes terão que lidar com as questões das provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração. Um dos fatores que motivaram o instituto a modificar o exame para os domingos foi a facilitação para os candidatos sabatistas, que tradicionalmente precisavam esperar até às 19h do sábado para iniciar a prova.

Leia também: Termina hoje prazo para inscrições de novos contratos do Fies

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!