Acesso ao Portal e-Aulas da USP também é liberado para os interessados que não sejam alunos da universidade
Reprodução
Acesso ao Portal e-Aulas da USP também é liberado para os interessados que não sejam alunos da universidade

A USP (Universidade de São Paulo) disponibiliza em seu portal na internet acesso gratuito ao material produzido pela instituição. O serviço via web dá acesso a conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela instituição.

Leia também: Capes seleciona docentes para bolsas de estudo em Harvard, nos EUA

De acordo com a direção da USP , a iniciativa busca ampliar a disseminação pública do conhecimento, incentivando e apoiando os professores na criação e disponibilização de áudios, vídeos, textos e apresentações ligados a disciplinas de diferentes cursos da universidade.

Ao todo, são mais de 1.362 horas de vídeos disponíveis no Portal e-Aulas em diferentes níveis de ensino , como Graduação, Pós-graduação, Ensino Médio e Cultura e Extensão, nas áreas de Exatas (Astronomia, Ciências Exatas, Engenharia de Computação, Estatística, Física, Geociências e Educação Ambiental, Geofísica, Geologia, Matemática, Meteorologia, Oceanografia, Química, entre outras), Humanas (Administração, Arquitetura, Ciências Atuariais, Ciências Sociais, Direito, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Saúde Pública) e Biológicas (Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia de Biossistemas, Esporte, Medicina e Ciências Médicas, Medicina Veterinária, Odontologia, Terapia Ocupacional).

Leia também: Candidatos têm até 8 de agosto para pedir isenção da taxa da Fuvest

O portal e-Aulas é atualmente gerenciado pelo Grupo de Mídias Digitais da Pró-Reitoria de Graduação, sob a coordenação da professora Regina de Melo Silveira, responsável pela implantação do sistema. Idealizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação da universidade (STI), em 2015 foi integrado às ferramentas de ensino da Pró-Reitoria de Graduação.

O serviço é aberto a todos os interessados e não é necessário ser aluno da instituição para ter acesso aos vídeos e demais conteúdos publicados on-line. Os alunos e funcionários podem acessar informando seu número de cadastro e senha para entrar no sistema. Já os usuários externos devem se cadastrar, gratuitamente, para ter acesso a facilidades como organização de playlists, ferramentas para anotação, entre outras.

Ranking

O ranking elaborado pela instituição britânica Times Higher Education revela que, neste ano, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ultrapassou a Universidade de São Paulo  como melhor instituição de ensino superior do Brasil.

O levantamento pontua as 81 melhores instituições de ensino superior da América Latina. Entre as 25 primeiras colocadas, o Brasil aparece 13 vezes, seguido do Chile (6), a Colômbia (4) e o México (2). No ano passado, a USP aparecia em primeiro lugar na lista feita pela instituição britânica sobre as universidades brasileiras.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!