Participação na prova do Enade é obrigatória para os estudantes dos cursos selecionados pelo MEC
Walter Campanato/Agência Brasil - 12.11.2006
Participação na prova do Enade é obrigatória para os estudantes dos cursos selecionados pelo MEC

O MEC (Ministério da Educação) abriu nesta segunda-feira (10) as inscrições para o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) de 2017. Deverão participar da prova os alunos concluintes dos cursos de bacharelado e licenciatura que serão avaliados pela pasta neste ano. O período para cadastramento acaba no dia 11 de agosto.

Leia também: Termina hoje prazo para participar da lista espera do Prouni do 2º semestre

De acordo com informações divulgadas pelo MEC, os coordenadores de cursos continuam sendo os responsáveis pelas inscrições dos participantes. Entretanto, a partir desta edição do Enade , os estudantes concluintes regulares precisam fazer um cadastro entre 14 de agosto e 26 de novembro.

Devem se inscrever todos os estudantes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da instituição de ensino superior. Também devem fazer inscrições os alunos dos cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2017 ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso instituição até 25 de agosto, último dia da retificação.

Leia também: Em Portugal, Inep fortifica parcerias com universidades que aceitam Enem

Em todo o Brasil, a prova deste ano será aplicada no dia 26 de novembro. O exame, item curricular obrigatório dos cursos de graduação, é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho e um questionário do estudante. No histórico escolar do aluno, ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação.

Cursos avaliados

O Ministério da Educação informa que, neste ano, o exame vai avaliar aos estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia e sistemas de informação.

Também serão avaliados alunos dos cursos que oferecem diploma de bacharel e licenciatura em ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras-português, matemática e química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de artes visuais, educação física, letras-português e espanhol, letras-português e inglês, letras-inglês, música e pedagogia; e, ainda, estudantes dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas, gestão da produção industrial, redes de computadores e gestão da tecnologia da informação.

Leia também: Começam hoje as matrículas dos aprovados no vestibulinho das Etecs

As inscrições para o Enade 2017 devem ser efetuadas na página virtual do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!