Parque Santo Antônio tem uma das instituições em que os alunos que passaram no vestibulinho das Etecs podem estudar
Divulgação
Parque Santo Antônio tem uma das instituições em que os alunos que passaram no vestibulinho das Etecs podem estudar

Os estudantes convocados pela primeira chamada do Vestibulinho das Etecs – processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais – já podem fazer, a partir desta segunda-feira (10), as suas matrículas nas escolas em que foram selecionados.

A lista completa da classificação geral dos candidatos ao Vestibulinho das Etecs está no site oficial do concurso  e em todas as unidades.

Os matriculados vão começar o curso no segundo semestre de 2017. Ao todo, foram oferecidas 45.881 vagas para o Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online), Técnico integrado ao Médio na modalidade EJA, Especialização Técnica e para acesso às vagas remanescentes de segundo módulo dos cursos técnicos.

As vagas disponíveis para os cursos técnicos são destinadas às Etecs e às classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico em salas de escolas estaduais.

Os convocados nesta primeira chamada devem fazer a matrícula, no horário definido pela unidade de ensino, até a próxima quarta-feira (12). Quem for chamado na segunda lista de convocação deve se matricular na quinta-feira (13), sexta-feira (14) ou na segunda-feira (17). Aqueles que estiverem na terceira lista só terão o dia 18 para efetuar a matrícula.

Documentos para Matrícula

A lista de documentos varia de acordo com o curso que o candidato vai cursar. A matrícula dos convocados dependerá da apresentação dos seguintes documentos:

- Requerimento de matrícula – será fornecido pela Etec – preenchido e assinado. Se o candidato tiver menos de 16 anos no momento da matrícula, caberá a seu responsável legal assinar o documento;
- CPF (cópia simples com apresentação do original ou cópia autenticada em cartório);
- Duas fotos 3x4 recentes e iguais.
- Cópia simples com apresentação do original ou autenticado em cartório de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG) ou da cédula de identidade de estrangeiro (RNE) ou da carteira nacional de habilitação, com foto e dentro da validade, ou do documento expedido por ordem ou conselho profissional, como OAB, Crea, Coren e CRC.

Para as matrículas no primeiro módulo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA, o candidato deverá apresentar também uma cópia simples, acompanhada do original, do histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Fundamental, ou o original da declaração de conclusão do Ensino Fundamental, assinada por agente escolar da escola de origem, com data de entrega do histórico escolar com certificado de conclusão.

O mesmo documento é exigido para quem passou no primeiro módulo dos cursos técnicos – sejam eles presenciais, semipresenciais ou online.

Alunos de supletivo

Quem concluiu ou estiver estudando o Ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA (supletivo) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve levar cópia simples com apresentação do original de um dos seguintes documentos:

- Histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio, ou
- Dois certificados de aprovação em áreas de estudo na EJA, ou
- Boletim de aprovação do Encceja emitido e enviado pelo MEC, ou
- Certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas, emitido e enviado pelo MEC, ou
- Documento que comprove a eliminação de no mínimo quatro disciplinas ou
- Documento original da declaração de conclusão do Ensino Médio, firmada pela direção da escola de origem, contendo a data em que o certificado e o histórico serão emitidos, ou
- Documento original da declaração que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA.

Nestes casos, o candidato que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), precisa levar o certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria de Educação do Estado.

Leia também: Conheça os prós e contras das mudanças no Fies anunciadas pelo governo Temer

Pontuação acrescida

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

O candidato que ingressou no Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública deverá, obrigatoriamente, levar a cópia simples com apresentação do original da declaração escolar ou do histórico escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola, para comprovar que cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas.

Vagas remanescentes

O vestibulinho também ofereceu vagas remanescentes de segundo módulo para dez cursos técnicos: Administração, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Mecânica, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Para quem passou nas vagas remanescentes do segundo módulo, serão necessários os seguintes documentos:

- Requerimento de matrícula – fornecido pela Etec;
- Duas fotos 3x4 recentes e iguais;
- Cópia simples e apresentação do original ou autenticado em cartório de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG), cédula de identidade de estrangeiros (RNE), carteira nacional de habilitação dentro da validade com foto ou documento expedido por ordens ou conselhos profissionais (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros);
- CPF;
- Cópia simples com apresentação do original do histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio regular ou equivalente (EJA/Enceja) ou documento original da declaração de conclusão do Ensino Médio , assinada por agente escolar da escola de origem.
- Quem fez o Enem também precisa levar o certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria de Educação do Estado correspondente.

Cursos de especialização

O candidato que passou no vestibulinho deverá apresentar:

- Requerimento de matrícula;
- Duas fotos 3x4 recentes e iguais;
- Fotocópia e original ou autenticação em cartório de documento de identidade (RG) ou cédula de identidade de estrangeiros (RNE), dentro da validade, ou carteira nacional de habilitação dentro da validade com foto ou documento expedido por ordens ou conselhos profissionais;
- Fotocópia e apresentação do original ou autenticação em cartório do CPF;
- Histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Técnico regular ou equivalente conforme lista disponível na internet, fotocópia simples com apresentação do original ou declaração de conclusão do Ensino Técnico do eixo tecnológico escolhido, documento original, assinado por agente escolar da escola de origem do candidato ao Vestibulinho das Etecs.

Leia também: Em Portugal, Inep fortifica parcerias com universidades que aceitam Enem

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!