Com poucos meses para acontecer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, ainda há algumas alternativas gratuitas para ajudar os candidatos que estão em busca de recursos para terem um bom desempenho na prova.
Leia também: Veja dicas de como se preparar para a prova do Enem de matemática
O Cursinho Pró-Enem, oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), está com inscrições abertas até o dia 3 de julho para os estudantes que já concluíram o ensino médio e farão o Enem , ou aqueles que estão prestes a terminar o terceiro ano ainda este ano e possuem interesse em participar das aulas ministradas pelos alunos da universidade.
Com previsão de início para agosto, o cursinho tem vagas limitadas, com apenas 50 lugares e uma única turma que receberá o conteúdo no período noturno, das 19h às 22h, no Campus de Campo Grande, na Cidade Universitária.
Para se inscrever, é preciso preencher um formulário, disponível na internet, e fornecer dados socioeconômicos, escolares e outras informações pessoais. As inscrições são gratuitas.
Governador Valadares
Em Minas Gerais também há oportunidade para quem quer reforçar os estudos preparatórios para a prova. Os estudantes das redes pública e privada poderão participar de um aulão que irá abordar os temas mais importantes para esta edição do Enem, com dicas de conteúdos e resoluções de questões e esclarecimento de dúvidas sobre a estrutura do exame.
Leia também: Edição do Enem de 2017 terá o menor número de inscritos desde 2013
As palestras serão ministradas em um colégio particular de Governador Valadares, pelos professores Lucas Nogueira, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Tiago Rattes de Andrade, mestre em sociologia e doutor em História.
O evento, batizado de “Painel Enem 2017” será gratuito, mas para participar é preciso se inscrever no site. As palestras acontecerão amanhã. Mais informações pelo telefone (33) 3271-1228.
A prova
Nesta edição o Enem será realizado em dois domingos, e não mais em um único final de semana, como era feito até então. Além dessa, outras mudanças foram adotadas pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela idealização da prova.
No primeiro dia, serão realizadas as provas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a redação. O candidato terá 5 horas e 30 minutos para realizar todas as exigências do exame.
Já no domingo seguinte, os estudantes terão que lidar com perguntas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que terá 4 horas e 30 minutos de duração.
É importante lembrar que dessa vez o Enem não dá o certificado para o Ensino Médio, e será utilizado apenas como meio de inserção dos candidatos em instituições de Ensino Superior públicas e privadas.
Leia também: Faltando seis meses para o Enem, veja como se preparar para a prova