Do total de bolsas do ProUni  ofertadas no segundo semestre de 2017, 67.603 são integrais e 79.889, são parciais
MEC/Reprodução
Do total de bolsas do ProUni ofertadas no segundo semestre de 2017, 67.603 são integrais e 79.889, são parciais

Os aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta segunda-feira (19) para apresentarem a documentação às faculdades em que foram selecionados.

Durante o processo de comprovação das informações prestadas no ato da inscrição do ProUni , a instituição poderá solicitar ao estudante outros documentos que julgue necessários. Nesse caso, deverá explicar formalmente ao candidato o motivo do pedido, em até 24 horas a partir da divulgação dos resultados. A perda do prazo ou a não comprovação das informações levará, automaticamente, à reprovação do candidato.

Podem concorrer às bolsas estudantes brasileiros da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares, que não tenham diploma de curso superior. É preciso ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame e não ter tirado zero na redação.

Os candidatos que pleitearem bolsas integrais devem ter renda familiar bruta mensal per capita de, no máximo, um salário mínimo e meio. No caso da bolsa parcial, a renda familiar não pode ser maior que três salários mínimos. Do total de bolsas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais.

Leia também: Lista de espera do Sisu recebe inscrições até hoje; veja como se candidatar

A segunda chamada do processo seletivo para o segundo semestre de 2017 deve ser divulgada na próxima segunda-feira (26). Os selecionados deverão apresentar os documentos para comprovar as informações até o dia 30 do mesmo mês. Ao final das duas chamadas, as bolsas eventualmente não preenchidas poderão ser ocupadas por participantes da lista de espera que manifestarem interesse entre os dias 7 e 10 de julho.

Comprovação

A conclusão da inscrição assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, estando sua concessão condicionada à comprovação de atendimento dos requisitos legais e regulamentares do programa.

“É muito importante que o candidato compareça à instituição de ensino com a documentação que comprove as informações prestadas durante a inscrição para verificar a possibilidade, a partir das bolsas oferecidas, de inclusão no programa”, ressalta o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do MEC, Vicente Almeida Junior.

Leia também: Inscrições para o Enade 2017 começam nesta segunda-feira

O ProUni é o programa que oferece bolsas integrais e parciais em instituições particulares de educação superior. Na edição referente ao segundo semestre deste ano, participaram 1.076 instituições, com 147.492 bolsas no total, sendo 67.603 integrais e 79.889 parciais. Mais de 443 mil candidatos se inscreveram, tendo sido registradas 857.949 inscrições, uma vez que podem fazer duas opções entre os 27.237 cursos disponíveis.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!