Cursos técnicos serão ministrados em 66 escolas localizadas em 22 municípios de Pernambuco
shutterstock
Cursos técnicos serão ministrados em 66 escolas localizadas em 22 municípios de Pernambuco

A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco abriu nesta segunda-feira (19) as inscrições para a seleção de 4.520 vagas nos cursos técnicos no âmbito do Programa MedioTec, do MEC (Ministério da Educação). Os cadastros poderão ser efetuados até o dia 30 deste mês por meio do site da pasta.

Leia também: Lista de espera do Sisu recebe inscrições até hoje; veja como se candidatar

Das 4.250 vagas oferecidas para os cursos técnicos , 2.635 são destinadas exclusivamente a estudantes da rede estadual de educação. As demais vagas serão distribuídas para estudantes vinculados a instituições federais e privadas.

De acordo com a pasta, os interessados em participar do processo seletivo devem ter idade entre 15 a 19 anos, estar cursando, em 2017, o segundo ano do ensino médio nas escolas com jornadas regular, integral e semi-integral da rede estadual. O sistema de inscrição e o edital estão disponíveis no site da Secretaria Estadual de Educação . As matrículas dos candidatos aprovados serão realizas no período de 27 de julho a 1° de agosto.

Leia também: Apenas 4 universidades privadas integram lista das 50 melhores do País, diz MEC

As vagas são para 35 cursos, em 66 escolas de 22 municípios do Estado. Os cursos oferecidos são: administração, agenciamento de viagem, agronegócio, alimentos, automação industrial, canto, comunicação visual, dança, desenvolvimento de sistemas, edificações, eletroeletrônica, eletrônica, eletrotécnica, eventos, guia de turismo, hospedagem, informática, instrumento musical, lazer, manutenção e suporte em informática, mecânica, mecatrônica, meio ambiente, museologia, paisagismo, produção de áudio e vídeo, produção de moda, programação de jogos digitais, qualidade, redes de computadores, restaurante e bar, saúde bucal, segurança do trabalho, teatro e vendas.

O programa

O MedioTec é uma iniciativa do MEC no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), para oferta de formação técnica e profissional para o jovem. O programa será executado em parceria com instituições públicas e privadas de ensino técnico, com objetivo de garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho.

Leia também: MEC abre vagas para escolas interessadas em aderir ao ensino em tempo integral

Além dos cursos técnicos do MedioTec, o MEC afirma que vai fomentar em 2017 a oferta de cursos de qualificação profissional nas modalidades de formação inicial e continuada, além de garantir a continuidade dos cursos iniciados em anos anteriores. No entanto, o planejamento de novas vagas dependerá da aprovação pelo Congresso Nacional do orçamento de R$ 805 milhões destinado ao Pronatec.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!