undefined
Divulgação/Governo de São Paulo
Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica

Nesta terça-feira (25), termina o prazo para a coleta de dados do módulo Situação do Aluno do Censo Escolar. Nesta etapa, são coletadas informações sobre rendimento e movimento, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar.

Leia também: Decreto inclui estudante com deficiência nas cotas de universidades federais

Os dados do Censo Escolar são usados no cálculo das taxas de rendimento – aprovação, reprovação e abandono –, fundamentais para verificação e acompanhamento do rendimento escolar de cada uma das escolas e dos municípios do País.

O levantamento é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área.

A coleta de dados das escolas tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira consiste no preenchimento da matrícula inicial, quando são colhidas informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.

Na segunda etapa, são fornecidas informações sobre a situação do aluno e considerados os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.

Na última quinta-feira (20), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou para esta terça (25) o prazo para encerramento da coleta de dados. O prazo original terminou na última terça-feira (18).

Censo da Educação Superior

A última quinta também foi o último dia para as instituições de ensino superior públicas e privadas e os institutos e centros tecnológicos federais enviarem ao MEC (Ministério da Educação) os dados referentes ao Censo da Educação Superior .

De acordo com o MEC , o levantamento é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior. A iniciativa tem como objetivo oferecer à comunidade acadêmica, aos gestores da educação e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor.

O Censo da Educação Superior reúne dados sobre as instituições de educação superior , cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes, concluintes e informações sobre docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e categorias administrativas.

Leia também: Ministério da Educação repassa R$ 199 milhões a instituições federais

* Com informações da Agência Brasil.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários