Seriados e documentários podem ser uma saída descontraída e que abordam temas de atualidades para o vestibular
Pixabay
Seriados e documentários podem ser uma saída descontraída e que abordam temas de atualidades para o vestibular

Estudantes que já estão de olho naquela vaga superconcorrida na faculdade sabe que o tempo livre é um dos principais aliados para estudar. Se você está se preparando para o vestibular e vai ficar em casa neste carnaval, a boa notícia é que é possível encontrar alternativas descontraídas de aprender.

Leia também: Preparação para o vestibular deve começar no início do ano; confira cinco dicas

Pensando nisso, o professor de História, Filosofia e Sociologia do Curso Poliedro, Rodolfo Neves, elaborou uma lista com indicações de seriados e documentários, que trazem importantes acontecimentos da história do País e do mundo, além de abordarem temas de atualidades que podem ajudar na hora do vestibular .

Prepare a pipoca e confira:

1 – "13ª Emenda": uma análise sobre a questão racial nos EUA (Netflix);

2 – "The Crown": biografia da Rainha Elizabeth II (Netflix);

3 – "Wolf Hall": a atuação de Thomas Cromwell durante o contexto da Reforma Aglicana no reinado de Henrique VIII (Netflix);

4 – "Napoleão": série biográfica do imperador Napoleão Bonaparte (HBO);

5 – "We are Legion": série sobre hackativistas (Netflix);

6 – "Band of Brothers": série sobre a atuação dos EUA na Segunda Guerra Mundial (HBO);

7 – "A Primeira Guerra Mundial": uma das melhores produções sobre a Grande Guerra (BBC/Netflix);

8 – "Apocalipse: a Segunda Guerra Mundial": seis episódios feitos somente com imagens da época (NatGeo);

9 – "Roma": série que narra a crise da República e a formação do Império Romano (HBO);

10 – "The World’s War: Forgotten Soldiers of the Empire" - excelente série da BBC sobre os soldados que lutaram na Grande Guerra (Netflix);

11 – "Hiroshima": documentário da BBC sobre o ataque nuclear à cidade de Hisroshima na Segunda Guerra Mundial (Netflix);

12 – "Auschwitz: The nazis and the Final Solution": documentário da BBC sobre o Holocausto (Netflix);

13 – "Olhos Azuis": documentário sobre a questão racial nos EUA (pode ser encontrado na Internet).

Leia também: SP: alunos de escola estadual obtêm notas superiores à média no Enem

Planejamento

Além de aproveitar o tempo livre, o estudante deve, desde já, se planejar. Para isso, a Secretaria da Educação do estado de São Paulo elaborou uma lista com cinco dicas para começar a maratona de estudos sem se embananar na véspera das provas. Confira abaixo:

Pesquise informações sobre as universidades

Escolher as escolas de interesse é o primeiro passo para poder ficar de olho no calendário e não perder nenhuma data, como pedidos de isenção, inscrição e pagamento. A pesquisa também é importante para entender os modos de ingresso e para quais provas se preparar. Algumas instituições públicas, como a Universidade de São Paulo (USP), oferecem vagas pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada) com base na nota do Enem, além de realizar processo seletivo próprio.

Entenda as provas

Cada processo seletivo cobra competências específicas e tem características próprias. Entender como funcionam ajuda na hora de selecionar o que estudar e como alcançar a resposta correta da forma mais fácil.

Planeje a leitura obrigatória ao longo do ano

A quantia de livros de leitura obrigatória é grande e, por isso, cobra atenção especial do candidato. Atenção! As listas para o processo seletivo da USP e da Unicamp, por exemplo, são diferentes e podem ser consultadas no site da Fuvest e da Comvest, fundações que organizam cada uma das seleções, respectivamente.

Encontre o melhor método de estudos

Irá fazer cursinho, estudar online ou sozinho? Qualquer que seja a alternativa encontrada, é sempre importante levar em conta as matérias de maior dificuldade. Revise sempre em casa o conteúdo trabalhado em sala de aula e lembre-se da importância de ter um dia de descanso na semana para manter mente e corpo saudáveis.

Leia também: Organizador do Enem, Inep cria página no Facebook e perfil no Instagram

Utilize formas dinâmicas de estudo

Criar grupos com os amigos, ver filmes e documentários que retomem conteúdos estudados ou criar novas táticas de memorização podem ser maneiras divertidas e alternativas para aprender a matéria e se dar bem no vestibular. A técnica ajuda a fixação e a relembrar o assunto mais tarde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!