Eleições 2024: Veja nomes do PL no Rio para substituir Braga Netto

Partido Liberal tem cogitado outros políticos

Foto: Pablo Jacob - 15.06.2022
O ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)


O PL do Rio de Janeiro está atualmente considerando três nomes como possíveis candidatos para a disputa da Prefeitura do Rio de Janeiro. Carlos Portinho, Flávio Bolsonaro e Eduardo Pazuello estão sendo analisados como opções para a corrida eleitoral.

A indecisão sobre o candidato oficial foi motivada por denúncias que surgiram contra o General Braga Netto, que inicialmente estava cotado para a corrida eleitoral.

Entre os possíveis candidatos, Flávio Bolsonaro é visto com bons olhos pelas lideranças do PL, mas ele já deixou claro que não pretende concorrer devido à preferência de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Carlos Portinho é atualmente quem parece ter a maior aprovação para disputar a prefeitura, enquanto Eduardo Pazuello foi cogitado, mas é considerado uma figura muito radical e com pouca experiência em campanhas eleitorais, o que o tornaria um concorrente desafiador em debates, especialmente contra Eduardo Paes (PSD-RJ).

Romário também foi mencionado como uma possível opção, mas o ex-jogador de futebol expressou seu desejo de continuar no Senado e até mesmo mudar para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

O governador Cláudio Castro, do PL-RJ, tem como preferido o Doutor Luizinho, apesar de ele não ser filiado ao PL. No entanto, o partido pode abrir mão de encabeçar a chapa se perceber que Luizinho é um candidato mais forte do que os outros concorrentes.

Por outro lado, o General Braga Netto, inicialmente cotado para a disputa, ficará na "geladeira" por enquanto. O PL irá avaliar se as denúncias contra ele terão impacto significativo em sua imagem e popularidade entre os bolsonaristas.


Se a situação se acalmar e Braga Netto continuar sendo bem visto pelos apoiadores de Bolsonaro, ele pode ser reconsiderado como candidato.

A coluna procurou o PL para obter um posicionamento oficial, mas até o momento da publicação desta reportagem, não houve resposta. Caso o partido se manifeste, a reportagem será atualizada para refletir as informações mais recentes.