Lula tem participado mais da articulação política
Reprodução
Lula tem participado mais da articulação política


Líderes do Centrão revelaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que membros da base governista estão ‘demonizando’ ex-aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ). Essa ‘demonização’ tem impedido nomeações em cargos de segundo e terceiro escalão do governo.

Desde semana passada, o chefe do Executivo federal passou a participar mais ativamente das articulações política. Em meio a tantas reclamações, Arthur Lira relatou ao governante do país que deputados federais estavam incomodados de estarem com a pecha de bolsonaristas.

O presidente da Câmara falou que importantes figuras da base governista impediram em diversas ocasiões as nomeações de parlamentares ou aliados de membros do Centrão de ocuparem cargos no segundo e terceiro escalão por conta da relação deles com Bolsonaro.

Lira deu como exemplo um nome que foi barrado por ter tirado uma foto com o ex-presidente. O comandante da Câmara falou que o Planalto “não consegue largar a ideologia” e por isso “fechou a porta para pessoas fundamentais” para uma boa relação entre a Casa de Leis e o governo federal.

O presidente da Câmara destacou que a figura que tirou foto com Bolsonaro também tem fotografias com Dilma Rousseff (PT), Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Itamar Franco e até com Lula. O deputado chegou ao dizer com bom humor que o único posicionamento que muitos parlamentares tem é de ser “apoiador do governo federal”.

Lira pediu ao presidente da República que determine que aliados diminuam a discussão ideológica e passem a ser mais pragmáticos, sabendo diferenciar quem é realmente defensor das ideias bolsonaristas e quem apenas quer participar do governo, seja lá quem for o chefe do Executivo.

Aliados de Lula não concordam

O presidente da República revelou a reclamação para aliados e boa parte não concordou com Lira. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), chegou a dizer que o discurso foi o mesmo adotado com Dilma e a cassação se tornou o resultado final.

Há muita preocupação por parte de petistas que o Centrão entre no governo e boicote o plano de governo que elegeu Lula.

Só que Lula determinou que todos encontrem um meio termo. Ele quer mais diálogo com quem “pensa diferente” do Planalto e que acelere as nomeações dos cargos de segundo e terceiro escalão.


Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!