Deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) é presidente da sigla e assina nota defendendo Constituição de 1988
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) é presidente da sigla e assina nota defendendo Constituição de 1988

A cúpula nacional do MDB já percebeu que o país está cansado de radicalismos e que está em busca de uma solução política que traga equilíbrio e previsibilidade. Sem estresse . E isto também passa pela compreensão dos líderes regionais da legenda espalhados nos estados e nos municípios.

A percepção foi reforçada há uma semana quando o MDB e mais 7 partidos se reuniram em defesa da democracia brasileira e seu sistema eleitoral, em resposta às declarações do presidente Jair Bolsonaro de que as eleições do ano que vem não acontecerão. E também sobre a nota assinada pelo presidente do MDB, Baleia Rossi, onde defende a Constituição de 88.

Em pesquisa pelo nome do partido, cruzando com termos relacionados à nota, foram mais de 2.000 menções de lá para cá, com mais de 50% no próprio sábado (10), 476 mil interações, 458 mil compartilhamentos e quase 16 mil curtidas.

FUNDAÇÃO

O MDB publicou em suas redes sociais não só nota assinada por Baleia Rossi, como reforçou e valorizou a independência dos poderes e o papel das Forças Armadas. A publicação que mais engajou foi no Instagram, com mais de 462 curtidas, mas foi no Facebook onde houve mais comentários (127).

Entre as mensagens dos seguidores, o assunto "voto impresso" veio acompanhado do termo "retrocesso". Além disso, as palavras "independência", "constituição" e "roubalheira" foram utilizadas por apoiadores do presidente alegando interferência na independência do Executivo, que o STF é quem está rasgando a Constituição, e que só desejam a volta da roubalheira.

A sugestão mais compartilhada foi a de mobilizar a Fundação que congrega os militantes do partido que querem a volta da defesa da democracia, da Constituição pregada por Ulysses Guimarães, e criar conteúdos voltados para explicar o sistema eleitoral, sua importância e por que é necessário defendê-lo.

Jovens engajados

O vereador Pedro Duarte (Novo) lançou a segunda edição do programa ”Engaja Rio”, que busca jovens entre 16 e 24 anos interessados em participar. Projeto contempla discussões com profissionais sobre temas como: liderança, o papel do legislativo, urbanismo, educação, saúde, empreendedorismo, entre outros.

Verba para Laboratório de Ciência do Exercício

O deputado federal Marcio Labre (PSL), a pedido da deputada estadual Alana Passos (PSL), vai destinar emenda de R$ 2 milhões para construção do Laboratório de Ciência do Exercício, que ficará no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, da Marinha, localizado na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Mais cadastros que em 2020

A Iplan, Empresa Municipal de Informática ligada à Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, contabilizou 220 mil novos cadastros no Carioca Digital nesses seis primeiros meses de gestão, o dobro na comparação com 2020. A notícia animou o secretário Pedro Paulo e o presidente da Iplan, Claudio Fonseca.


Twittadas do Nuno

O Estado do Rio está em quinto lugar na imunização contra a Covid-19. A sociedade precisa fazer a sua parte tomando tanto a primeira quanto a segunda dose da vacina. Estamos caminhando e mais perto de uma retomada mais segura.

É hora de olharmos para o futuro. Precisamos de parcerias público-privadas para gerar investimentos e empregos, possibilitar recursos para que os estudantes voltem às salas de aula, diálogo aberto entre governantes e empresários para, de alguma forma, ficarmos mais estruturados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!