A tesoura de um barbeiro é como a faca de um chef de cozinha. Ambas são tratadas com esmero, cuidadosamente afiadas e guardadas com carinho especial. Joshua Coombes, um barbeiro de Londres, sempre anda com suas tesouras a tiracolo. Afinal, seu próximo cliente pode estar deitado em uma praça ou perambulando por algum corredor do metrô. Desde 2015, Joshua já transformou o visual de centenas de moradores de rua da capital britânica sem cobrar nada em troca.
LEIA MAIS: Viagem à África inspira americano a criar sapatos que ‘crescem com as crianças’
Em entrevista ao site britânico “The Tab”, Coombes explicou de onde veio a motivação para trabalhar voluntariamente nas ruas londrinas. “Eu sempre quis fazer algo mais pessoal com a população carente. Um corte de cabelo é muito importante para dar mais confiança a alguém. Além disso, o novo visual também garante mais dignidade a cada um desses moradores de rua”, afirmou o barbeiro
.
Com o passar do tempo, o que era uma boa ação solitária acabou virando um movimento. Com a ajuda do amigo e fotógrafo Matt Spracklen, Coombes começou a publicar fotos com o “antes e depois” dos seus clientes no Instagram, sempre contando a história de cada um deles e usando #DoSomethingForNothing (em português, “faça algo em troca de nada”). A hashtag logo se espalhou pelas redes sociais, inspirando várias outras pessoas a seguir o exemplo.
LEIA MAIS: Óculos revolucionários fazem daltônicos enxergarem todas as cores
“A melhor parte do meu trabalho é entregar o espelho aos moradores de rua depois de acabar o corte. Guardo todas as reações deles na minha memória”, afirma Coombes. O barbeiro lembra em especial de um homem que atendeu nos arredores de uma estação de metrô. “Ele disse que não via a própria mãe há anos porque tinha muita vergonha de sua aparência. Mas isso iria mudar naquele dia.”
Merecidamente, o trabalho de Coombes vem ganhando cada vez mais relevância e apoio. Graças a uma parceria fechada com uma fábrica de colchões, o barbeiro passou algumas semanas em Nova York para atender os moradores de rua da cidade norte-americana.
LEIA MAIS: Alemães misturam yoga com cerveja e criam nova febre
“Meu objetivo é inspirar as pessoas a fazer algo parecido. Não importa qual é a sua habilidade, o tempo que você dedica a fazer o bem é o que vale. Use as redes sociais e espalhe a nossa hashtag quando compartilhar seus momentos”, finaliza o barbeiro. Acompanhe o trabalho voluntário de Coombes e veja as fotos de Spracklen no Instagram , no Twitter ou no Facebook .