Impressão artística de planetas potencialmente habitáveis.
NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC-Caltech)
Impressão artística de planetas potencialmente habitáveis.

Devo admitir, sempre fico impressionado quando penso na quantidade de planetas que conhecemos fora do sistema solar. Na semana passada, a NASA anunciou que chegamos à incrível marca de 4000 planetas confirmados. Quatro mil! Quando comecei meu doutorado, conhecíamos cerca de 30, apenas.

Desde então, o estudo de planetas extrassolares aumentou exponencialmente, graças a uma busca sistemática realizada por astrônomos de todo o mundo.

Acompanhe o colunista no Twitter

Os primeiros planetas extrassolares

O primeiro exoplaneta foi descoberto em 1992. Era um caso muito particular, pois orbitava uma estrela de nêutrons, ou seja, uma estrela que já havia morrido.

Quando tratamos de estrelas “normais”, a primeira descoberta foi em 1995. 51 Pegasi b (assim chamado por orbitar a estrela 51 Pegasi) foi detectado graças ao movimento de sua estrela hospedeira.

É importante lembrar que observar o planeta diretamente é um grande desafio. Planetas não emitem luz própria, apenas refletem a luz da estrela que está logo ao lado e é muito mais brilhante.

É como tentar ver um vaga-lume voando ao redor de um holofote.

Dessa forma, astrônomos buscam maneiras indiretas de descobrir planetas. Foi o que fizeram em 1995: estudaram o movimento da estrela. Assim como a gravidade da estrela gera a órbita do planeta ao seu redor, o planeta “puxa” levemente a estrela para si, causando movimentos sutis.

O método foi um grande sucesso, mas exigia uma grande quantidade de observações para a descoberta de cada planeta. Apenas em 2010, 15 anos mais tarde, chegamos à marca de 100 planetas confirmados.