Tamanho do texto

A primeira modelo negra a aparecer na capa de uma revista de moda foi Donyale Luna, em 1966, na edição inglesa da revista Vogue.Apesar da representatividade de modelos negras no mundo da moda ainda não estar nem perto do ideal, algumas modelos estão deixando a sua marca no mundo fashion.

As modelos Dilone, Imaan Hammam e Aamito Lagum posam para capa da Allure
Divulgação
As modelos Dilone, Imaan Hammam e Aamito Lagum posam para capa da Allure

Não dá para falar de moda sem citar a modelo Naomi Campbell. A britânica de 47 anos foi descoberta aos 15 anos, pelo agente da Elite Models, John Casablancas, o mesmo que descobriu Gisele Bündchen.Naomi ajudou a inventar o conceito de top model, ao lado de nomes como Claudia Schifer, Cindy Crawford e Linda Evangelista.

Leia também: Apelidada de “Barbie negra”, adolescente faz sucesso nas redes sociais

Samile Bermannelli, Blesnya Minher e Alecia Morais antes de brilhar na passarela
Divulgação
Samile Bermannelli, Blesnya Minher e Alecia Morais antes de brilhar na passarela

Mas, mesmo com a diversidade crescendo no concorrido universo fashion, o número de modelos brancas ainda é bem maior nas passarelas e capas de revistas -- ainda é muito difícil ver representatividade no mundo da moda e poucas são as modelos negras que fazem sucesso. Hoje, podemos citar nomes consagrados como Joan Smalls, Iman, Jordan Dunn, Alek Wek e Tyra Banks.

Atualmente, outras supermodelos começam a fazer história. É o caso da brasileira Samile Bermannelli, baiana de Salvador, 19 anos. Ela já desfilou para Victoria’s Secret, Elie Saab, Dolce & Gabbana, Marc Jacobs e Tommy Hilfiger. A angolana Maria Borges também virou ícone no mundo da moda. Além de participar de várias semanas de moda, desfilou para grifes como Givenchy, Pacco Rabanne e Tommy Hilfiger.

Natural do Piauí, Lais Ribeiro é uma das Angels oficiais da Victoria’s Secret e foi a escolhida para desfilar com o sutiã Fantasy Bra em 2017. A peça conta com cerca de 6 mil pedras preciosas, como diamantes, topázios e ouro. No ano anterior, em 2016, a modelo californiana Jasmine Tookes,que também é negra, desfilou com uma peça de 3 milhões de dólares!

Leia também: Ex-detento que virou modelo rouba a cena e faz sucesso no mundo da moda 

A semelhança da australiana Duckie Thot com a boneca Barbie é inacreditável
Divulgação
A semelhança da australiana Duckie Thot com a boneca Barbie é inacreditável

Responsável por um dos desfiles mais aguardados do ano, o Victoria's Secret Fashion Show vem fazendo história... Depois de Ajuma Nasenyana, em 2006, a top angolana Maria Borges tornou-se a primeira modelo a pisar na passarela com o cabelo 100% afro, sem peruca, aplique, alisamento ou qualquer coisa que pudesse esconder o verdadeiro visual de seus fios.

 Leia também:  Beyoncé continua a fazer história: é a primeira negra headliner do Coachella

A modelo Jordan Dunn chegou ao topo graças ao caminho trilhando por Naomi Campbell
Divulgação
A modelo Jordan Dunn chegou ao topo graças ao caminho trilhando por Naomi Campbell

Outras modelos negras vêm se destacando no mundo da moda: a britânica Leomi Anderson. Duckie Thot, a semelhança da australiana com a boneca Barbie é inacreditável. Zuri Tibby, descoberta em um shopping, na Florida, EUA. E, para completar: Aiden Curtis, Amilna Estevao e Grace Bol são novos nomes de modelos negras que levam representatividade e orgulho para a passarela.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.