Moradores coletando óleo em praia
Agência Pública
Moradores chegaram a coletar óleo das praias do Nordeste

Dois meses e uma semana depois que manchas de óleo atingiram o Nordeste , fragmentos da substância foram encontrados pela primeira vez na região Sudeste . A praia atingida foi de Guriri, no litoral de São Mateus , cidade localizada ao Norte do Espírito Santo . A informação é da Marinha, que divulgou nota oficial nesta sexta-feira (8) após confirmar que se tratava do mesmo material.

O Espírito Santo é o 10º estado brasileiro a ser atingido pelo óleo. Já foram afetados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Leia também: Secretário da Pesca diz que pescados do Nordeste 'não apresentam contaminação'

De acordo com a nota enviada pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Ibama, foram encontrados e recolhidos pequenos fragmentos de óleo na praia de Guriri, em São Mateus, nesta quinta. As amostras da substância foram encaminhadas para o Instituto de Estudos do Mar (IEAPM), que confirmou ser o mesmo tipo de óleo encontrado na região Nordeste.

Uma base com profissionais dos órgãos ambientais especializados, militares do Exército e Marinha , além de voluntários, já foi montada em São Mateus para gerenciar ações com a chegada do óleo.

Leia também: Satélite mostra que óleo no Nordeste surgiu antes da passagem do navio grego

Ao G1 , o superintendente do Ibama explicou que as equipes estão fazendo o monitoramento das praias a olho nu e que nenhuma praia capixaba está interditada por conta do óleo .

"Não é momento para alarde. Existe um efetivo fazendo monitoramento das praias . Como a quantidade é muito pequena, não há sequer inutilização da praia de Guriri. Ela está própria para banho", falou Diego Libardi.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!