Um vídeo publicado por uma equipe de mergulhadores de Lembeh, na Indonésia, mostra um filhote de polvo utilizando um copo plástico como casa móvel. Nas imagens, um dos homens tenta convencer o animal a trocar o copo por uma concha, apresentando vários tamanhos ao filhote, até que ele aceita a 'troca' e decide abandonar o plastico.
Leia também: Prefeita de São Paulo? "Você não será a candidata do PSL", disse Eduardo a Joice
De acordo com o o mergulhador Pall Sigurdsson, é comum encontrar polvos fazendo casas com o lixo devido ao acúmulo de sujeira na região: "Eles são animais inteligentes e usam seu ambiente em proveito próprio, e o lixo é uma parte permanente de seu ambiente agora. No entanto, o polvo, com seus tentáculos macios, não sabia que este copo praticamente não oferece proteção e, em um ambiente competitivo como o oceano, era uma sentença de morte garantida".
Em entrevista ao site Bored Panda, Pall explicou que persuadiu o polvo por um bom tempo, até convencê-lo de que a casinha de concha era melhor. O trabalho foi tão difícil que Sigurdsson e seus colegas quase ficaram sem oxigênio, já que utlizaram o tempo de mergulho exclusivamente para o resgate do filhote.
Leia também: "Ainda estou pensando meu voto", diz Toffoli sobre prisão em segunda instância