IstoÉ

Planeta Terra
Reprodução/Nasa
Devido à ação do homem, planeta pode passar por sua sexta extinção em massa

Muitos cientistas estimam que a Terra está no início de uma nova “extinção em massa”, marcada pelo desaparecimento de espécies em um ritmo alarmante, principalmente devido à ação do homem.

Caso ela aconteça, nsta não seria a primeira: nos últimos 500 milhões de anos, o planeta experimentou cinco episódios de extinção , em que pelo menos metade dos seres vivos foram erradicados em um piscar de olhos, sob a perspectiva da história geológica.

Leia também: Italianos identificam supostos cabelos de Leonardo Da Vinci

No total, mais de 90% dos organismos que um dia caminharam, nadaram, voaram ou rastejaram desapareceram. Ao todo, foram cinco as extinções em massa registradas no planeta , com a última tendo acontecido há 66 milhões de anos.

Extinção do Ordoviciano

Quando: há 445 milhões de anos

Desaparecimento das espécies: 60-70%

Causa provável: período glacial curto, mas intenso

Neste período, a vida se encontrava principalmente nos oceanos. Os especialistas estimam que uma rápida glaciação congelou a maior parte da água do planeta, provocando a queda do nível do mar. Os organismos marinhos como as esponjas e as algas foram os principais afetados, assim como os moluscos, cefalópodos primitivos e peixes sem mandíbula chamados ostracodermes.

Extinção do Devoniano

Quando: há entre 360 e 375 milhões de anos

Desaparecimento das espécies: até 75%

Causa provável: esgotamento do oxigênio nos oceanos

Os organismos marinhos voltaram a ser os mais afetados. A variação do nível dos oceanos, a mudança climática ou o impacto de um asteroide são considerados possíveis fatores responsáveis. Uma das teorias aponta que a proliferação de vegetais terrestres conduziu a uma anoxia (falta de oxigênio) nas águas de superfície. As trilobitas, artrópodes do fundo dos oceanos, foram as principais vítimas.

Extinção do Permiano

Quando: há 252 milhões de anos

Desaparecimento das espécies: 95%

Causas prováveis: impactos de asteroides, atividade vulcânica

Classificada como a “mãe de todas as extinções”, esta crise biológica devastou os oceanos e terras. É também a única em que praticamente todos os insetos desapareceram. Alguns cientistas estimam que isso ocorreu durante um período de milhões de anos, outros em apenas 200.000 anos.

Leia também: Brasileira é eleita deputada no Parlamento espanhol: “Sou cabra da peste”

As trilobitas que sobreviveram às duas primeiras extinções desapareceram completamente, assim como alguns tubarões e peixes com ossos. Na terra, os moschops, répteis herbívoros de vários metros de comprimento, também desapareceram.

Extinção do Triássico

Quando: há 200 milhões de anos

Desaparecimento das espécies: 70-80%

Causas prováveis: múltiplas, o debate continua aberto

A misteriosa extinção do Triássico eliminou muitas grandes espécies terrestres, a maioria delas arcossauros, ancestrais dos dinossauros e dos quais descendem os pássaros e crocodilos modernos. A maioria dos grandes anfíbios também desapareceu.

Uma teoria fala de erupções maciças de lava durante a fragmentação da Pangeia , o último supercontinente, com erupções acompanhadas por enormes volumes de dióxido de carbono que causaram um aquecimento climático galopante. Outros cientistas apontam para asteroides, mas nenhuma cratera correspondente foi identificada até o momento.

Extinção do Cretáceo

Quando: há 66 milhões de anos

Desaparecimentos de espécies: 75%

Causa provável: impacto de um asteroide

A descoberta de uma imensa cratera onde hoje é a península mexicana de Yucatán corrobora a hipótese de que o impacto de um asteroide foi responsável pelo desaparecimento dos dinossauros não-aviários como o T-Rex e o triceratopes.

Leia também: Guindaste desaba em campus do Google e deixa quatro pessoas mortas em Seattle

Mas a maioria dos mamíferos, tartarugas, crocodilos, sapos e pássaros sobreviveu, bem como a vida marinha.  Sem os dinossauros, eles proliferaram, levando ao nascimento do homo sapiens, uma espécie que agora pode ser responsável por uma provável sexta extinção .

Fontes: National Geographic, Enciclopédia Britânica, estudos científicos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!