Maria das Graças Carvalho Dantas é a primeira brasileira eleita para o cargo de deputada no Parlamento espanhol
Divulgação
Maria das Graças Carvalho Dantas é a primeira brasileira eleita para o cargo de deputada no Parlamento espanhol

Pela primeira vez, uma brasileira foi eleita deputada no Parlamento espanhol. Maria das Graças Carvalho Dantas, de 49 anos, ocupará uma das cadeiras que o partido Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) — que reúne independentistas e pessoas favoráveis à escolha da região — obteve nas eleições gerais deste domingo (28).

Leia também: Dodge pede que inquérito de secretário de Previdência vá para Justiça Eleitoral

“Sou nordestina cabra da peste, daquela que pega a peixeira e coloca no meio dos dentes, discípula de Maria Bonita”, conta a brasileira . Filha de um comerciante e de uma enfermeira, nascida em Aracaju, ela vendeu seu Fiat Uno branco e fez as malas rumo à Espanha, em 1994, para cursar uma especialização em Direito do Meio Ambiente.

Leia também: "Lula está em um processo avançado de esclerose", diz Doria 

Naquele ano, era delegada adjunta da Polícia Civil de Sergipe. “Quando cheguei à Espanha era "a" imigrante sem papéis. Passei uns 15 ou 16 anos de vários perrengues por aqui. Trabalhei como empregada doméstica, babá, passeando com cachorro, ajudando idosos, garçonete, professora de português. Saía das aulas do doutorado e ia limpar latrina”, diz.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!