Tamanho do texto

Segundo o zoo de Miami, nos Estados Unidos, evento é histórico por se tratar da primeira vez que um filhote nasce após a mãe ter a ovulação induzida

Filhote rinoceronte
Reprodução/Facebook Zoo Miami
Pela primeira vez, um filhote de rinoceronte nasceu após a mãe ser inseminada artificialmente

Um evento histórico aconteceu na última terça-feira no zoológico da cidade de Miami, nos Estados Unidos. Pela primeira vez, um filhote de rinoceronte nasceu após a mãe ter a ovulação induzida em laboratório e ser inseminada artificialmente.

Ainda sem gênero e nome definidos, o novo integrante do zoo é filho de uma rinoceronte -indiana de sete anos. Tanto a mãe quanto o filhote passam bem e devem passar por exames nos próximos dias.

Leia também: Conheça o ligre, híbrido de leão e tigre que é o maior felino do mundo

"Os testes serão realizados quando a equipe veterinária entender que os dois já podem ser separados, pois as fêmeas de rinoceronte tendem a ser muito protetoras com seus filhotes. Além disso, é muito importante que os dois criem um elo, o que pode ser complicado para 'mamães de primeira viagem'", afirmou o zoo por meio de nota.

O fato é considerado uma grande vitória pela equipe por se tratar de uma espécie muito visada por caçadores. Atualmente, a população estimada de rinocerontes-indianos é de 3.500, segundo dados da International Rhino Foundation. 

Além disso, a longa gestação, de 15 ou 16 meses, e o fato de que cada fêmea só consegue gerar um filhote a cada dois ou três anos também são dificultadores da procriação, mesmo em cativeiro.

Leia também: Baleia é encontrada morta com feto e 22 quilos de lixo no estômago na Itália

"Este raro nascimento não é significante apenas para o zoo de Miami, mas para todos que batalham para conseguir manter saudáveis as espécies em extinção que estão sob os cuidados dos humanos", finaliza a nota do zoo.

Nas próximas semanas, quando mãe e filhote estiverem prontos, o novo rinoceronte deve ser apresentado ao público.