Um evento muito raro surpreendeu os visitantes do Chester Zoo, no Reino Unido, na terça-feira (31), quando todos puderam presenciar o raro nascimento de um filhote de rinoceronte negro, espécie ameaçada de extinção, segundo o portal britânico The Week.
Leia também: Relatório aponta que 95% da população de lêmures estão "à beira da extinção"
Tudo começou quando a mãe do filhote de rinoceronte , Malindi, de 12 anos, entrou em trabalho de parto por volta do meio-dia, algo muito incomum para a espécie.
Rinocerontes costumam vir ao mundo durante o período noturno ou nas primeiras horas da manhã, então, quando a fêmea começou a apresentar sinais de que seu filhote estava pronto para nascer, até mesmo os funcionários do local ficaram chocados.
“Os visitantes do zoológico viram algo extremamente especial quando a rinoceronte negra Malindi entrou em trabalho de parto na frente deles”, declarou Tim Rowlands, cuidador de mamíferos do estabelecimento, para a imprensa local. Assista a alguns momentos do parto em vídeo publicado no Twitter do Chester Zoo:
Rowlands ainda detalhou que o nascimento foi tranquilo e não poderia ter sido melhor, já que, em pouco tempo, o recém-nascido se levantou do chão e começou a correr ao redor da mãe.
Leia também: Oito rinocerontes-negros morrem durante transferência para parque no Quênia
Nascimento de filhote de rinoceronte é comemorado
Mike Jordan, também do Zoológico de Chester, explicou que a chegada de um novo rinoceronte negro ao mundo é algo a ser muito celebrado, tendo em vista que ele pode impulsionar o crescimento da população de uma espécie ameaçada de extinção .
“Isso aumenta o número de animais no Chester para 11, e é outra importante história de sucesso em um programa europeu para a reprodução destas espécies altamente em risco”, detalhou.
“Uma crescente e saudável população destas espécies em bons zoológicos é vitalmente importante para o futuro da espécie e o componente-chave da nossa missão para prevenir sua extinção”, completou.
A espécie é listada como criticamente ameaçada pela União Internacional pela Conservação da Natureza e, de acordo com a mídia britânica, o baixo número de animais é devido às caças ilegais, que visam os chifres dos mamíferos para a medicina tradicional asiática.
Leia também: Uso de células congeladas pode salvar rinoceronte-branco do norte da extinção
“Com apenas 650 animais da espécie na natureza, ver o nascimento de um filhote de rinoceronte e seus primeiros passos é um evento muito raro e especial”, finalizou Jordan.