undefined
Divulgação
Água encanada de países em todo o mundo traz alerta para perigos do plástico para meio ambiente e ser humano

A água encanada diversos países no mundo está contaminada por micropartículas de plástico, segundo nova pesquisa divulgada pela Orb Media. Os resultados alarmantes levantam a necessidade de mudança – e da busca por respostas sobre as consequências disso para a saúde do ser humano.

Leia também: Lagosta "brilhante" é encontrada nos dos EUA e faz sucesso nas redes sociais

Segundo os cientistas envolvidos na pesquisa, pelo menos 83% das amostras de água encanada , em mais de 12 nações mundiais analisadas, apresentaram fibras de plástico em sua composição. Os resultados foram divulgados pelo “The Guardian”.

Os Estados Unidos têm a água mais contaminada de todos os países testados: com 94% das amostras apresentando problemas, inclusive com fibras plásticas encontradas na água da torneira de locais como os prédios do Congresso, a Agência de Proteção Ambiental e a Trump Tower, em Nova York. O Líbano e a Índia estão em segundo lugar da água mais poluída.

Nações europeias, incluindo Reino Unido, Alemanha e França apresentaram a menor taxa de contaminação na pesquisa, mas ainda têm uma taxa de 72%. A média do número de fibras de plástico encontrada em cada 500 ml vai de 4,8, nos Estados Unidos, para 1,9 na Europa.

As análises também indicam a extensão da contaminação do plástico globalmente. Isso porque um trabalho anterior havia focado na poluição dos oceanos, o que sugere que as pessoas estão comendo micropartículas de plástico através de frutos do mar contaminados, por exemplo.

Leia também: Quatro ativistas ambientais são assassinados toda semana no mundo; Brasil lidera

“Nós já temos dados suficientes para olhar para a vida selvagem, e os impactos que está tendo nela para que possamos nos preocupar”, afirmou o Dr. Sherri Mason, especialista da Universidade Estadual de Nova York, que supervisionou as análises da pesquisa feita pela Orb Media. “Se isso está impactando a [vida selvagem], então, como pensamos que não vai nos afetar de alguma forma?”, completou.

E outro pequeno estudo realizado na Irlanda, em junho deste ano, também encontrou contaminação plástica na água da torneira e em amostras de poços. “Nós não sabemos qual seria o impacto [na saúde] e, por esse motivo, devemos seguir o princípio da precaução; colocando esforços suficientes no combate disso imediatamente para que possamos descobrir quais são os riscos reais”, disse a Dra. Anne Marie Mahon, do Instituto de Tecnologia Galway-Mayo, que conduziu a pesquisa irlandesa.

Leia também: Cientistas criam "chuva de diamantes" para explicar interior de planetas gelados

Mahon ainda afirma que havia duas preocupações principais em relação aos resultados da água encanada testada na Irlanda: as partículas de plástico e os produtos químicos ou patógenos que essas partículas podem abrigar. “Se as fibras estão lá, é possível que as nanopartículas estejam lá também, aquelas que não podemos medir", acrescenta. “E uma vez que chegam ao alcance do nanômetro, realmente poderão penetrar uma célula. E isso significa que podem penetrar órgãos, o que seria muito preocupante”, alerta. As análises do Orb capturam partículas com mais de 2,5 mícron de tamanho, ou seja, 2,5 mil vezes maiores que um nanômetro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!