Elefantes são considerados os animais mais inteligentes do mundo
Reprodução
Elefantes são considerados os animais mais inteligentes do mundo


Um estudo publicado pela revista Nature Ecology & Evolution revelou que elefantes da espécie Loxodonta africana se chamam por nome. Essa descoberta destaca a inteligência dos elefantes, já conhecidos por sua organização social complexa e capacidade de realizar atividades lógicas e se comunicarem.

Os pesquisadores observaram elefantes selvagens nas savanas e analisaram 101 indivíduos usando inteligência artificial. Durante o estudo, foram avaliados 469 sons emitidos pelos elefantes, e a ferramenta conseguiu identificar 27,5% dos sons, determinando a qual animal cada som se referia.

“Achávamos que isso era único dos humanos”, revelou George Wittemyer, coautor do estudo, ao National Geographic. Quando um elefante era chamado por seu som específico, ele se dirigia ao local de onde o som foi emitido.

Embora os cientistas ainda não tenham decifrado o significado exato de cada som e se todos os elefantes do grupo usam o mesmo som para se referir a um indivíduo específico, acredita-se que há pequenas variações adotadas por cada animal.

“Da mesma maneira que apelidos humanos, como Liz, Elizabeth e Ellie, têm certas características em comum, apesar de serem palavras distintas, pode ser que diferentes elefantes se dirijam ao mesmo indivíduo com rótulos um tanto semelhantes, mas ainda assim distintos”, explicou Michael Pardo.

Agora, os cientistas pretendem aprofundar o estudo para comprovar suas hipóteses. Eles querem entender os contextos em que os nomes são escolhidos e investigar se os elefantes também identificam objetos ou locais por nomes específicos.


Estudiosos contestam pesquisa

No entanto, o estudo enfrentou críticas devido ao número limitado de gravações analisadas. Alguns pesquisadores defendem a ampliação da pesquisa para obter dados mais concretos, especialmente porque há sons impossíveis de serem detectados por humanos nas gravações feitas.

Apesar das críticas, os cientistas envolvidos acreditam que suas análises são um passo importante para entender a complexa forma de comunicação dos elefantes.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!