O asteroide 2006 HV5 de 300 metros de diâmetro passará próximo à Terra nesta quarta-feira (26). Segundo a Agência Espacial Europeia ( ESA ), ele estará a seis vezes a distância entre a Terra e a Lua do planeta, o que significa estar a 2,4 milhões de quilômetros da superfície.
A Nasa o classificou como "possivelmente perigoso" por estar entre os 2,3 mil asteroides que podem atingir o planeta, mas a ESA informou que, apesar da alta velocidade que ele percorre (61 mil km/h), não há risco de colisão com a Terra.
Para se ter dimensão do tamanho do artefato, ele é oito vezes maior do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e é maior do que a Torre Eifel, que tem 125 metros de diâmetro, localizada na França.
Apesar do tamanho do asteroide gigante, não será possível visualizá-lo a olho nu, por ele passar no período diurno. Será preciso utilizar telescópios sofisticados.
“A ESA está trabalhando para melhorar nossa capacidade de identificar e rastrear asteroides como esse”, disse Juan Luis Cano, da defesa planetária da ESA.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.