A estimativa é que o teste seja realizado no dia 8 de abril
Nasa
A estimativa é que o teste seja realizado no dia 8 de abril

No início de abril, a Nasa  fará a primeira tentativa de voo de um dispositivo motorizado em outro planeta. A  agência espacial norte-americana vai testar o helicóptero Ingenuity em Marte . As informações são da AFP .

O aparelho é ultraleve e semelhante a um grande drone, por enquanto, está dobrado e acoplado à parte inferior do rover Perseverance, que pousou no planeta vermelho no último mês. "Nossa melhor estimativa no momento é 8 de abril", disse Bob Balaram, engenheiro-chefe do Ingenuity, em uma entrevista coletiva sobre a data do evento, que será equivalente ao primeiro voo de uma aeronave na Terra pelos Irmãos Wright em 1903.

Porém, Balaram afirmou que o dia exato da tentativa de voo ainda pode mudar. De acordo com ele, caso o experimento seja bem-sucedido, será uma conquista, já que o ar de Marte tem uma densidade equivalente a apenas 1% da atmosfera da Terra. Apesar disso, é esperado que a primeira tentativa seja simples: após decolar verticalmente, o helicóptero voará a uma altitude de 3 metros, pairará ali por 30 segundos e fará uma curva antes de pousar no solo novamente.

O dispositivo irá receber as instruções da Terra algumas horas antes, mas sua posição em relação ao solo será analisada durante o próprio voo, tirando 30 fotos por segundo. O terreno sobre o qual o mini-helicóptero voará já foi determinado pela Nasa.

A chefe de ligação da agência , Farah Alibay, informou que o Perseverance ainda não chegou ao destino, o que "levará mais alguns dias". O dispositivo será posicionado no local de lançamento antes de ser desacoplado do rover, que então se distanciará dele – processo que deve durar cerca de 25 horas.

O helicóptero precisará do sol para abastecer de energia seus painéis solares antes da chegada da noite em Marte. O rover, então, será posicionado em um local de observação para capturar as ações do dispositivo com suas câmeras. Estão planejados até cinco voos de dificuldade gradual, distribuídos ao longo de um mês.

O Ingenuity é composto por quatro pés, um corpo e duas hélices sobrepostas, pesando apenas 1,8 kg e medindo 1,2 metros de largura. O programa do dispositivo teve um custo de US$ 85 milhões. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!