Osiris-Rex pousou no asteroide na noite da última terça-feira (20).
Divulgação/Nasa
Osiris-Rex pousou no asteroide na noite da última terça-feira (20).

Informações divulgadas pela Nasa na última terça-feira (20) mostram que a sonda Osiris-Rex pousou no asteroide Bennu e coletou amostras de material rochoso do corpo celeste. Segundo a agência espacial americana, a missão foi considerada uma operação de “engenharia complexa”.

A confirmação do sucesso na coleta veio através do Twitter oficial da Nasa. Na rede social, a agência disse que “dados preliminares mostram que a missão ocorreu como o planejado”.

Descoberto em 1999, o Bennu contém material do início do Sistema Solar. Além disso, acredita-se que ele pode carregar moléculas portadoras de carbono e ingredientes cruciais para a vida na Terra. A missão deverá trazer a maior amostra de material extraterreste desde a missão Apollo, que coletou material da Lua há 50 anos.

A Osiris-Rex tem o tamanho equivalente ao de uma van com capacidade para 15 passageiros. A sonda orbita o Bennu desde 2018, a uma distância de 321 milhões de quilômetros da Terra. Estima-se que as amostrar coletadas pela sonda só devem chegar à Terra depois de 2023.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!