Formiga pode atingir velocidade de até três quilômetros por hora.
Reprodução
Formiga pode atingir velocidade de até três quilômetros por hora.

Por serem capazez de andar a uma distância 108 vezes maior que o próprio corpo em um segundo, a formiga prateada do Saara é considerada o animal da espécie mais rápido do mundo. Com aproximadamente sete milimetros de comprimento, o inseto locomove-se com uma velocidade de 0,85 metros por segundo, equivalente a três quilometros por hora . Veja o vídeo:


Leia também: Unicelular, sem cérebro e com 720 sexos diferentes: conheça o 'blob' 

A espécie foi filmada pelos cientistas da Universidade de Ulm, na Alemanha, Harald Wolf e Sarah Pfeffer. Segundo eles, as patas curtas deviam fazer com que a formiga se movesse lentamente. Entretanto, Wolf e Pfeffer acreditam que o tamanho da pata seja o diferencial do animal.

Você viu?

“Eles podem sincronizar melhor as três pernas que têm no chão a qualquer momento. Assim, eles podem causar impactos breves e poderosos na areia ”, disse Wolf em entrevista para a CNN. Segundo os pesquisadores, esses impactos breves fazem com que as formigas não afundem, permitindo uma movimentação mais rápida.

Ainda segundo os cientistas, as formigas tendem a andar mais rápido quando estão em temperaturas maiores. Em testes realizados em laboratório, a velocidade dos animais foi inferior à registrada na natureza.

Leia também: 'Marmota assustada' leva prêmio de melhor fotografia em concurso no Reino Unido

Mais rápidas que o Bolt?

Usain Bolt, o raio jamaicano, é o homem mais rápido da história
Divulgação
Usain Bolt, o raio jamaicano, é o homem mais rápido da história

Apesar de sua velocidade máxima ser de "apenas" três km/h, as formigas se movem, proporcionalmente, mais rapidamente do que o recordista olímpico Usain Bolt . Em velocidade máxima, a formiga consegue cobrir 33,6 polegadas em 47 passos, mais que dez vezes mais do que o atleta jamaicano registrou em sua carreira. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!