Refutado há 2 mil anos, terraplanismo segue vivo com a ajuda da internet
Reprodução/Shutterstock
Refutado há 2 mil anos, terraplanismo segue vivo com a ajuda da internet

Uma das mais conhecidas e mais absurdas teorias da conspiração da atualidade é o terraplanismo, crença de que o planeta Terra tem formato achatado e não esférico, conforme já provado pela ciência e até por meio de vídeos e fotografias do espaço.

Leia também: Fake news das antigas, movimento antivacina segue com força nas redes sociais

 Apesar dos constantes avanços científicos e do aumento de missões no espaço, o aumento das tecnologias também se formou um ambiente ideal para a proliferação de teorias conspiratórias, como é o caso do terraplanismo . Apesar de auxiliar na democratização do conhecimento, a internet acabou virando ferramenta para os grupos conspiracionistas, que utilizam a rede para espalhar suas fake news e ganhar um número maior de seguidores.

Entenda agora a história da teoria da Terra plana, as origens do movimento e porque ele não é tão inofensivo quanto parece.

História

A ideia de que a Terra seria redonda foi registrada pela primeira vez na Grécia, pelo matemático Eratóstenes, que utilizou as sombras para comprovar a esfericidade do planeta cerca de 200 anos antes do nascimento de Jesus.

"Imagine uma bola de basquete atravessada por dois espetos. Se você acende uma lanterna a uma certa distância diretamente sobre um dos espetos, de tal forma que ele não faça nenhuma sombra, o segundo vai projetar uma sombra sobre a bola, e quanto mais distante esteja este espeto do primeiro maior será a sombra. Eratóstenes usou esse método, sabendo a distância entre duas estacas, e chegou a um valor do raio da Terra muito próximo ao verdadeiro", explica o doutor em astrofísica e colunista do iG Thiago Signorini.

A teoria era bastante difundida dentro da comunidade científica e aceita pela maioria dos estudiosos. Durante o período da Idade Média, alguns autores se mostraram contrários à ideia da Terra esférica, mas o tema foi pouco explorado.

Na sociedade em geral, pouco se falava sobre o formato do planeta ao longo dos séculos. A igreja católica, por sua vez, estava mais preocupada em tentar provar que a Terra seria o centro do Universo, teoria que também foi desbancada pela ciência.

A esfericidade da Terra chegou ao conhecimento popular quando as grandes navegações foram responsáveis pela descoberta da América. A partir deste momento da história, a ideia do planeta redondo acabou sendo mais estudado e foi difundida para toda a sociedade.

Quem são os terraplanistas de hoje?

Projeção azimutal do globo terrestre, usado como modelo de mapa da Terra Plana.
Creative Commons / Strebe
Projeção azimutal do globo terrestre, usado como modelo de mapa da Terra Plana.

Apesar de alguns autores se mostrarem a favor do terraplanismo ao longo dos séculos, a teoria da conspiração só ganhou a forma que tem hoje em 1956, quando o britânico Samuel Shenton criou a Sociedade da Terra Plana, grupo mais proeminente do gênero. A sociedade nasceu da Sociedade Zetética Universal, que também defendia a mesma teoria, com um foco religioso. Alguns anos depois, a sede foi transferida para a Califórnia, nos Estados Unidos.

Shenton foi o responsável por substituir a crença cristã pela pseudociência, que é o grande combustível dos terraplanistas modernos. "A existência de teorias da conspiração tem um fundo sociológico e psicológico. Em grande parte acontecem porque o indivíduo se sente de alguma maneira especial ou privilegiado", explica Signorini.

Em uma reportagem de janeiro, o iG monitorou os fóruns internacionais para traçar um perfil dos militantes antivacina. O perfil traçado foi de mães, norte-americanas, na faixa dos 30 anos, suburbanas, de classe média-alta, donas de casa ou vendedoras em empresas de marketing multinível.

Leia também: Datafolha: 7% dos brasileiros acreditam que a Terra é plana

No caso dos terraplanistas, os membros são majoritariamente homens, de todas as idades, escolarizados e também de classe média-alta. Pesquisando o histórico de postagens dos defensores da Terra plana, é possível observar que, ao contrário dos antivacina , eles são propensos a acreditar em outras teorias da conspiração e se consideram mais inteligentes que as outras pessoas.

Um dos termos mais usados pelos terraplanistas é "sheeple" que, em inglês, e a junção das palavras "ovelha" e "pessoa". É um termo pejorativo para  conformistas.

Você viu?

A questão política também é importante para traçar o perfil desses conspiracionistas que, em geral, têm ideias ligadas à extrema direita e à negação da ciência. O governo e agências como a Nasa, o FBI e a CIA são alguns dos principais alvos dos membros destas comunidades.

"Eles [o governo] não querem que a gente espalhe a verdade", escreve um dos membros em um fórum do Reddit. "Tomem cuidado, pois nós somos monitorados a podemos sofrer represálias a qualquer momento", escreve outro. 

De acordo com Signorini, as redes sociais representaram uma sobrevida para os terraplanistas. "A Sociedade da Terra Plana estava quase extinta antes da internet. Mas a web e as redes sociais permitiram que as teorias conspiratórias chegassem a um número muito maior de indivíduos. Em aproximadamente 50 anos, desde sua criação, a sociedade chegou a um máximo de 3500 membros, quase desaparecendo devido a um incêndio em sua sede. Hoje, após a criação de grupos de discussão online, os grupos que defendem o modelo da Terra Plana contam com centenas de milhares de membros", explica o cientista.

A teoria conspiratória já atravessou as fronteiras dos Estados Unidos e se espalha como um vírus por todo o mundo. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha em julho revelou que 7% dos brasileiros acreditam que a Terra é plana.

Os famosos e a Terra plana

Shaquille O'Neal, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, acredita no terraplanismo
Divulgação
Shaquille O'Neal, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, acredita no terraplanismo

As celebridades norte-americanas também auxiliaram na popularização da teoria da Terra Plana. Cantores como Kanye West e B.O.B, além do influenciador digital Logan Paul já "saíram do armário" como terraplanistas.

Leia também: Internet não perdoa 'flerte' de Olavo de Carvalho com terraplanismo; veja memes

No entanto, a teoria parece atrair principalmente os atletas: Shaquille O’Neal, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos se revelou a favor da teoria. Astros da NBA como Draymond Green e Kyrie Irving também acompanharam o ídolo. No futebol americano, astros como Stefon Diggs e Sammy Watkins também já se revelaram terraplanistas.

Já no Brasil, a figura mais famosa ligada ao terraplanismo está na política. Apesar de nunca ter afirmado concordar com a teoria, o filósofo Olavo de Carvalho, considerado guru ideológico do presidente Jair Bolsonaro, deu a entender que tem dúvidas sobre a esfericidade do planeta.

"Não estudei o assunto da terra plana. Só assisti a uns vídeos de experimentos que mostram a planicidade das superfícies aquáticas, e não consegui encontrar, até agora, nada que os refute", escreveu Olavo.

É fácil provar que a Terra é redonda?

Uma série de experimentos simples pode comprovar a esfericidade da Terra
Nasa
Uma série de experimentos simples pode comprovar a esfericidade da Terra

Thiago Signori explica que é muito fácil, até para leigos, entender a esfericidade da Terra. Além do método de Eratóstenes, o astrofísico deu mais alguns exemplos. "As constelações do céu noturno são diferentes no hemisfério norte e no hemisfério sul, e giram no céu de forma bem conhecida. Isso acontece porque a Terra é uma esfera que gira no espaço", explica.

"Finalmente, eu poderia citar os eclipses. Não apenas a sombra da Terra na Lua durante um eclipse lunar mostra o formato da Terra, mas a trajetória da sombra do Sol na Terra durante um eclipse lunar é uma curva complicada devido ao formato terrestre. Conseguimos prever a hora e local exatos de um eclipse solar que acontecerá daqui a 50 anos, e isso só é possível com um entendimento preciso da circunferência terrestre", exemplifica o doutor.

No entanto, segundo o cientista, ainda é difícil convencer quem acredita da teoria conspiratória, que apresenta refutações falsas para os experimentos. Ao mesmo tempo, eles também negam a autenticidade milhares de imagens do planeta feitas por satélites e astronautas.

Os perigos das teorias da conspiração

Por conta da exposição dos famosos e da internet, a teoria da Terra plana também passou a ser motivo de piada nas próprias redes sociais, no entanto, a massificação das pseudociências pode ser perigosa, de acordo com Signorini.

"Se a ideia da Terra Plana parece inocente, temos que pensar também como as evidências científicas deveriam guiar a formulação de políticas públicas referentes, por exemplo, ao aquecimento global ou o desmatamento na Amazônia", diz o astrofísico.

Ele ainda cobra mais engajamento dos colegas acadêmicos para combater teorias como o terraplanismo . "Ainda existem cientistas que acreditam que simplesmente listar os fatos é suficiente, e isso é um erro", opina. "Temos que fazer um trabalho de comunicação mais aprofundado, conectando com a sociedade de maneira mais profunda, fazendo com que entendem não apenas os fatos mas o próprio funcionamento da ciência e o método científico", diz o astrofísico.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!