Há 50 anos, Saturno V levava a Apollo 11 em sua missão à lua
Reprodução/Nasa
Há 50 anos, Saturno V levava a Apollo 11 em sua missão à lua

Há 50 anos um foguete Saturno V partia da plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, levando a bordo os astronautas Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins. Titulares da missão Apollo 11, quatro dias depois Armstrong e Aldrin seriam os primeiros seres humanos a pisar na Lua, num dos maiores feitos técnico-científicos da História da Humanidade.

Leia também: Homem nunca pousou na Lua? Conheça a história por trás da teoria da conspiração

Maravilha da engenharia, o Saturno V é até hoje o maior e mais poderoso foguete já construído. Desenvolvido especificamente para o programa Apollo, ele tinha 110,64 metros de altura e era separado em três estágios.

Impulsionado por cinco motores alimentados por mais de 2 milhões de litros de uma mistura de querosene e oxigênio líquido, o primeiro estágio do Saturno V tinha 42 metros de altura e funcionava por apenas cerca de dois minutos e meio, levando o sistema a uma altitude de aproximadamente 61 quilômetros.

Você viu?

O segundo estágio do Saturno V também tinha cinco motores, mas menores que os do primeiro. Levando quase 1,3 milhão de litros de combustível — desta vez hidrogênio e oxigênio líquidos — ele era encarregado de impulsionar o sistema pela atmosfera superior da Terra ao longo de pouco mais de seis minutos, até a fronteira do espaço.

Leia também: Manual de voo da Apollo 11 será leiloado e pode arrecadar até R$ 34 milhões

Já o terceiro estágio do Saturno V tinha um único motor similar aos usados no segundo estágio, com a diferença de que ele podia ser ligado e desligado. Também alimentado por hidrogênio e oxigênio líquidos, ele era acionado pela primeira vez por cerca de 2,5 minutos logo após a separação do estágio anterior para colocar a nave em órbita estável em torno da Terra. Já a segunda queima, também de pouco mais de seis minutos, colocava o sistema na rota da Lua.

Confira o lançamento do Saturno V com a missão Apollo 11 há 50 anos:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!