Planeta

O Mars Helicopter deve ser lançado da Flórida, em 2020
Divulgação/Nasa/JPL-Caltech
O Mars Helicopter deve ser lançado da Flórida, em 2020

A Nasa, agência espacial americana, divulgou recentemente um vídeo dos preparativos finais para uma missão desafiadora em termos científicos e tecnológicos: colocar nos céus marcianos a primeira aeronave construída pelo homem. O Mars Helicopter, primeiro veículo mais pesado que o ar a voar em outro planeta, passou por vários testes, os últimos dos quais em janeiro deste ano, e pelos resultados obtidos está pronto para voar em Marte.

Leia também: Queda de energia em Estação Espacial Internacional atrasa lançamento de foguete

“Ninguém construiu um helicóptero para Marte antes, então estamos continuamente entrando em um novo território”, disse MiMi Aung, gerente do projeto no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da Nasa em Pasadena, na Califórnia. “Nosso modelo de voo – o veículo real que viajará para Marte – passou recentemente por vários testes importantes.”

Você viu?

Em janeiro de 2019, a equipe operou o modelo de voo em um ambiente marciano simulado. Em seguida, o helicóptero foi transferido para o Lockheed Martin Space, em Denver, para testes de compatibilidade com o Mars Helicopter Delivery System, que manterá a espaçonave de 1,8 kg acoplada ao ventre da nave Mars 2020 durante o lançamento e o voo interplanetário, antes de posicioná-la na superfície de Marte após o pouso.

Leia também: Nave espacial da Nasa colidirá com "pequena lua" em 2022

O Mars Helicopter será lançado com o Mars 2020 em um foguete Atlas Launch, em julho de 2020, de Cabo Canaveral, na Flórida. Quando aterrissar na cratera de Jezero em 18 de fevereiro de 2021, o veículo espacial também será a primeira espaçonave na história da exploração planetária, com a capacidade de redirecionar com precisão seu ponto de aterrissagem durante a sequência de pouso.

Leia também: Sonda da Nasa capta terremoto no solo de Marte pela primeira vez

Como um demonstrador de tecnologia, o Mars Helicopter não possui instrumentos científicos. Sua finalidade é confirmar que o voo motorizado na atmosfera tênue de Marte (que tem 1% da densidade da atmosfera da Terra) é possível e que pode ser controlado da Terra, ou seja, em grandes distâncias interplanetárias. Mas o helicóptero também carrega uma câmera capaz de fornecer imagens coloridas de alta resolução, a fim de demonstrar ainda mais o potencial do veículo como documentarista do Planeta Vermelho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!