Acompanhadas por Nick Hague, Anne McClain e Christina Koch trabalham na manutenção do traje espacial da Nasa
Reprodução/Nasa
Acompanhadas por Nick Hague, Anne McClain e Christina Koch trabalham na manutenção do traje espacial da Nasa

A primeira caminhada espacial unicamente com mulheres foi cancelada nesta terça-feira (26). A tarefa estava prevista para acontecer no dia 29 de março, mas não poderá acontecer porque não há suficientes trajes adequados para mulheres, segundo a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa).

Leia também: Sonda chinesa faz pouso inédito e registra imagens do lado oculto da Lua

A Nasa divulgou um comunicado informando que foi necessário realizar um ajuste na segunda das três caminhadas previstas pela Estação Espacial Internacional (EEI), justamente a que seria realizada pelas mulheres. A expedição ia entrar para a história por ser a primeira 100% feminina.

Segundo a agência espacial americana, a camiseta do traje espacial de tamanho médio é a mais adequada para as mulheres, mas só há uma disponível na estação espacial, o que inviabiliza a saída das duas astronautas ao mesmo tempo.

Estava previsto que Anne McClain e Christina Koch, que estão vivendo na EEI, fizessem uma caminhada espacial para uma intervenção em um dos canais de fornecimento elétrico da Estação.

A troca de baterias é feita periodicamente por dois astronautas, mas essa seria a primeira vez que a tarefa seria executada integralmente por mulheres. No total, já foram realizadas 214 saídas desde o início da montagem da EEI.

Leia também: Cientistas podem ter capturado o nascimento de buraco negro pela primeira vez

Anne McClain já participou de um passeio espacial no último dia 22, ao lado do astronauta Nick Hague. Eles substituiram baterias no módulo que conecta os painéis solares da EEI. Portanto, no próximo dia 29 a tarefa será realizada por Christina Koch, ao lado de Nick Hague. McClain sairá novamente na terceira caminhada, em 8 de abril, com o canadense David Saint-Jacques.

A Estação Espacial Internacional gira ao redor da Terra a cerca de 28 mil quilômetros por hora, a uma distância de 400 quilômetros da superfície, e completa 16 órbitas ao dia. A EEI pesa atualmente cerca de 400 toneladas e tem 100 metros de comprimento e 80 de largura. O espaço habitável equivale a uma casa com seis quartos, dois banheiros e uma academia, e a tripulação oscila entre três e seis pessoas, embora já tenha abrigado 13 pessoas.

Leia também: Meteoro atingiu Lua de Sangue durante eclipse – e quase não foi notado; assista

Atualmente seis pessoas vivem na Estação Espacial Internacional, destas, duas são mulheres. A Nasa não informou se há novos planos para uma caminhada totalmente feminina.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!