Urano foi alvo de uma pesquisa de cientistas da Universidade de Oxford, que descobriram informações sobre seu odor
NASA/JPL

Uma pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, descobriu que Urano é rodeado por uma nuvem de sulfeto de hidrogênio – um gás cujo cheiro é muito semelhante ao odor exalado por ovos estragados. De acordo com o portal Metro , a teoria de que o planeta seria circundado pelo gás é antiga, porém, essa é a primeira vez que a hipótese pode ser comprovada.

Leia também: Diamantes encontrados em meteorito vieram de 'planeta perdido' no Sistema Solar

Liderado por Patrick Irwin, o estudo analisou a radiação infravermelha de Urano , que foi capturada pelo telescópio Gemini North, localizado na ilha Mauna Kea, no Havaí. Assim, a pesquisa descobriu a presença do gás, um avanço importante para as investigações sobre a formação dos planetas.

Isso porque, diferente de sulfeto de hidrogênio, Júpiter e Saturno possuem amônia em suas nuvens, e a diferença na composição dos gases pode ser usada como uma “máquina do tempo” para entender questões ainda não solucionadas sobre o universo, especificamente sobre o nosso Sistema Solar.

“Durante a criação do nosso Sistema Solar , o equilíbrio entre nitrogênio e enxofre era determinado pela temperatura e a localização do planeta sendo formado”, explicou Leigh Fletcher, cientista também envolvido na descoberta da Universidade de Oxford.